| Issue Date | Title | Author(s) | Type | Access |
1 | 2020 | AMBIENTES DIGITAIS DE APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS DIGITAIS: CONHECER O PRESENTE PARA AGIR NUM FUTURO PÓS-COVID | Ota, Marcos; Dias-Trindade, Sara | article | openAccess |
2 | 2019 | Ambientes Virtuais enriquecidos com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção de competências de aprendizagem de estudantes de pós-graduação em Portugal | Moreira, José António Marques ; Dias-Trindade, Sara | article | openAccess |
3 | 2020 | Uma análise do nível de proficiência digital de professores do ensino médio de escolas públicas estaduais de Palmas - TO | Corrêa, Ivete Antunes; Nunes, Suzana Gilioli da Costa; Dias-Trindade, Sara | article | openAccess |
4 | 27-Oct-2017 | Aplicação da Discussão nas aulas de História | Milheiro, Anabela Ferreira | masterThesis | closedAccess |
5 | 20-Oct-2021 | Aplicação da Mudança Conceptual nas aulas de História | Neto, Henrique Maria Craveiro Reis de Carvalho | masterThesis | openAccess |
6 | 2019 | Aprender a ensinar em ambientes digitais: desafios para a docência no ensino superior | Dias-Trindade, Sara | bookPart | openAccess |
7 | 2019 | APRENDIZAGEM ADAPTATIVA ONLINE: UMA EXPERIÊNCIA USANDO TRILHAS E CHATBOT PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR | Ota, Marcos Andrei; Dias-Trindade, Sara ; Araújo Jr., Carlos F.; Souza, Alberto M. C. | article | openAccess |
8 | 22-Oct-2021 | A aprendizagem através da empatia histórica no 3º Ciclo do Ensino Básico. | Moura, Tiago Vaz Cipriano | masterThesis | openAccess |
9 | 10-Dec-2020 | A arte como veículo para o ensino e aprendizagem da História. | Nunes, Daniel dos Reis | masterThesis | openAccess |
10 | 2020 | Assessment of high school teachers on their digital competences | Dias-Trindade, Sara ; Moreira, José António Marques | article | openAccess |
11 | 2020 | Assessment of university teachers on their digital competences | Dias-Trindade, Sara ; Moreira, José António Marques ; Ferreira, António Gomes | article | openAccess |
12 | 2018 | Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal | Dias-Trindade, Sara ; Moreira, José António Marques | article | openAccess |
13 | 2019 | Avaliação do nível de proficiência digital de professores: um estudo no Estado de Tocantins | Nunes, Suzana Gilioli; Melo, Igor B.; Dias-Trindade, Sara | article | openAccess |
14 | 2020 | Avaliação e engagement acadêmico na Educação Superior: anseios e expectativas de estudantes do primeiro ano da graduação | Rigo, Rosa Maria; Moreira, José António Marques ; Dias-Trindade, Sara | article | openAccess |
15 | 2020 | Avaliação formativa com apps e dispositivos móveis | Ferreira, Beatriz; Dias-Trindade, Sara ; Ribeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio | bookPart | openAccess |
16 | 2021 | O cinema como recurso pedagógico promotor de engagement na educação superior | Dias-Trindade, Sara ; Moreira, José António Marques ; Rigo, Rosa | article | openAccess |
17 | 2017 | Competências de aprendizagem e tecnologias digitais | Trindade, Sara Dias ; Moreira, J. António | bookPart | openAccess |
18 | 2021 | Competências digitais de docentes universitários em tempos de pandemia: análise da autoavaliação Digcompedu | Dias-Trindade, Sara ; Santo, Eniel do Espírito | article | openAccess |
19 | 2021 | Data Report: "Health care of Persons Deprived of Liberty" Course From Brazil's Unified Health System Virtual Learning Environment | Valentim, Janaína; Oliveira, Eloiza da S. G.; Valentim, Ricardo A. de M.; Dias-Trindade, Sara ; Dias, Aline de Pinho; Cunha-Oliveira, Aliete ; Barbalho, Ingridy; Fernandes, Felipe; da Silva, Rodrigo Dantas; Romão, Manoel Honorio; Teixeira, César ; Henriques, Jorge | article | openAccess |
20 | 2020 | Desenhando novas realidades didáticas com o poder motivacional dos aplicativos digitais no ensino da História | Pestana, Miguel; Dias-Trindade, Sara ; Moreira, José António Marques | article | openAccess |
21 | 14-Oct-2019 | O desenvolvimento da empatia histórica em alunos do 7º ano do 3º ciclo do Ensino Básico | Almeida, Cristiana Salomé Teixeira | masterThesis | openAccess |
22 | 10-Nov-2021 | O desenvolvimento da Evidência Histórica através do documento escrito. Um estudo com alunos do 3º ciclo | Henriques, Bernardo Almeida Santos de Almeida | masterThesis | openAccess |
23 | 7-Dec-2021 | O desenvolvimento da Significância Histórica na construção de narrativas históricas em alunos do 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico | Santos, Miguel Cristovão dos | masterThesis | openAccess |
24 | 2020 | Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência | Dias-Trindade, Sara ; Moreira, José António Marques | article | openAccess |
25 | 2020 | Digital teaching skills: DigCompEdu CheckIn as an evolution process from literacy to digital fluency | Dias-Trindade, Sara ; Ferreira, António Gomes | article | openAccess |
26 | Oct-2017 | O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem | Moreira, J. António ; Trindade, Sara Dias | article | openAccess |
27 | 2013 | Do iTunes U ao iPad nas aulas de História | Trindade, Sara Dias ; Carvalho, Joaquim Ramos de ; Carvalho, Ana Amélia | conferenceObject | openAccess |
28 | 2014 | Do iTunes U para as aulas de História - um estudo no 3º CEB | Trindade, Sara Dias ; Carvalho, Joaquim Ramos de ; Carvalho, Ana Amélia | conferenceObject | openAccess |
29 | 18-Feb-2022 | O documento escrito como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem de História:
Um estudo com alunos do 8º Ano | Pereira, Gerson Micael dos Santos | masterThesis | openAccess |
30 | 2018 | Educação a distância no ensino superior em contexto de reclusão enquanto política de formação humana em Portugal | Moreira, José António ; Machado, Ana; Dias-Trindade, Sara | article | openAccess |
31 | 2018 | Educação a Distância no Ensino Superior em Contexto de Reclusão enquanto Política de Formação Humana em Portugal | Trindade, Sara Dias ; Moreira, José António Marques | article | openAccess |
32 | 2019 | Educação a Distância: ensino, aprendizagem e inclusão | Mill, Daniel; Dias-Trindade, Sara ; Vieira, Alboni | article | openAccess |
33 | 2021 | Educação e cidadania ambiental em contexto prisional - um programa de extensão universitária para cidadãos reclusos | Delgado-Mendez, Jesus; Moreira, José António Marques ; Dias-Trindade, Sara ; Machado, Ana | article | openAccess |
34 | 2019 | Educação e Humanidades Digitais: aprendizagens, tecnologias e cibercultura | Dias-Trindade, Sara ; Mill, Daniel | book | openAccess |
35 | Jan-2020 | Educação, formação e transformação digital em estabelecimentos prisionais | Moreira, José António Marques ; Caeiro, Domingos; Dias-Trindade, Sara | book | openAccess |
36 | 2021 | Educação, pedagogia e justiça social no ensino superior em ambiente prisional | Moreira, José António Marques ; Dias-Trindade, Sara | article | openAccess |
37 | 2018 | Educação, Tecnologias e Inclusão Digital | Dias-Trindade, Sara ; Mill, Daniel Ribeiro Silva; Dudeque Pianovski Vieira, Alboni Marisa | article | openAccess |
38 | Sep-2017 | A Emergência do Mobile Learning e os Novos Desafios Formativos para a Docência em Rede | Trindade, Sara Dias ; Moreira, J. António | bookPart | closedAccess |
39 | 19-Nov-2021 | A Empatia Histórica como Estratégia Pedagógica | Belle, Ana Luisa Radomille | masterThesis | openAccess |
40 | Oct-2017 | O ensino da História e tecnologia – conexões, possibilidades e desafios no espaço das Humanidades Digitais | Ribeiro, Ana Isabel ; Trindade, Sara Dias | bookPart | closedAccess |
41 | 2017 | O ensino da História e tecnologias – conexões, possibilidades e desafios no espaço das Humanidades Digitais | Ribeiro, Ana Isabel ; Trindade, Sara | bookPart | closedAccess |
42 | 2020 | Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspectiva dos docentes | Dias-Trindade, Sara ; Correia, Joana Duarte; Henriques, Susana | article | openAccess |
43 | 2020 | ENTRECOMP Quadro de Referência das Competências para o Empreendedorismo (Tradução) | Dias-Trindade, Sara ; Moreira, José António Marques ; Jardim, Jacinto | other | openAccess |
44 | 2019 | Escala de autoavaliação de competências digitais de professores. Procedimentos de construção e validação | Dias-Trindade, Sara ; Moreira, José António Marques ; S. Nunes, Catarina | article | openAccess |
45 | 2016 | O espaço do cinema na didática da História | Ribeiro, Ana Isabel ; Trindade, Sara | article | openAccess |
46 | 15-Dec-2021 | Estratégias Pedagógicas de Ensino/Aprendizagem e seus Resultados | Simões, Sandra Cristina dos Santos | masterThesis | openAccess |
47 | 2021 | Evaluation of the teachers’ digital competences in primary and secondary education in Portugal with DigCompEdu CheckIn in pandemic times | Dias-Trindade, Sara ; Moreira, José António; Ferreira, António Gomes | article | openAccess |
48 | 17-Dec-2020 | A Evidência Histórica na Construção do Ensino e da Aprendizagem na Aula de História | Lobo, Diana Filipa Dias Trindade | masterThesis | openAccess |
49 | 2-Dec-2021 | Flipped Classroom – Contributos para a Construção do Conhecimento Histórico e o seu Impacto no Autoconceito Académico | Fagundes, Raquel da Silva | masterThesis | openAccess |
50 | 2018 | Forge of Empires: criação de ambientes online para o desenvolvimento de competências de aprendizagem e para a compreensão da evidência histórica e de anacronismos | Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo ; Moreira, José António Marques | article | openAccess |
51 | 2013 | History at the fingertips | Trindade, Sara Dias ; Carvalho, Joaquim Ramos de ; Carvalho, Ana Amélia | conferenceObject | closedAccess |
52 | 21-Oct-2021 | História e Património local enquanto ferramenta pedagógico-didática no ensino da História: O caso da Figueira da Foz | Liceia, João Pedro Pedrosa | masterThesis | openAccess |
53 | 28-Oct-2021 | A História Local e o Património como estratégia no ensino da História. Experiência Pedagógica no 8º ano. | Ferreira, Tiago André Simões | masterThesis | openAccess |
54 | 15-Dec-2020 | A História Local e o Património Histórico-Cultural no Ensino da História | Couto, Sérgio Costa | masterThesis | openAccess |
55 | 2019 | História, tecnologias digitais e mobile learning: ensinar História na Era Digital | Dias-Trindade, Sara ; Carvalho, Joaquim Manuel Costa Ramos de | book | openAccess |
56 | 30-Oct-2018 | O Holocausto. Do antissemitismo ao plano de domínio racial
Nazi: uma experiência de aprendizagem. | Brandão, Hélder Filipe Silva Gomes | masterThesis | openAccess |
57 | 10-Nov-2020 | As Imagens em Movimento como Recurso Pedagógico nas Aulas de História | Pinheiro, Miguel Filipe Mourato | masterThesis | openAccess |
58 | 14-Dec-2021 | A importância da empatia no Ensino da História: um estudo com alunos do 11º ano do Ensino Secundário | Figueiredo, Ana Inês Santos | masterThesis | openAccess |
59 | 2019 | Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no ensino de matemática | Silva, Otto; Torres, Patrícia Lupion; Dias-Trindade, Sara | article | openAccess |
60 | 2021 | Itinerários digitais como fomento ao engagement na educação superior: uma pedagogia permeada por conexões | Rigo, Rosa Maria; Moreira, José António Marques ; Dias-Trindade, Sara | article | openAccess |
61 | 7-Jul-2017 | Morte em Coimbra (1750-1777): uma experiência pedagógica. | Campos, Filipe Miguel de Andrade | masterThesis | openAccess |
62 | 2019 | Museus virtuais interativos enquanto artefactos digitais para a aquisição de competências e conhecimentos: o projeto UC digital | Dias-Trindade, Sara ; Ribeiro, Ana Isabel ; Moreira, José Antonio | bookPart | openAccess |
63 | Apr-2022 | New perspectives in the initial training of Geography and History teachers: The Teaching Laboratory | Castro, Fátima Velez de; Ribeiro, Ana Isabel ; Trindade, Sara Dias ; Barreira, Sara; Oliveira, Margarida | bookPart | openAccess |
64 | 2020 | Online Learning Environments Enriched with Audiovisual Technologies and its Impact on the Construction of Virtual Communities in Higher Education in Prison Context | Moreira, José António Marques ; Dias-Trindade, Sara | article | openAccess |
65 | 2021 | Panorâmica sobre a história da Tecnologia na Educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado | Dias-Trindade, Sara ; Ferreira, António Gomes Alves, 1956- ; Moreira, José António Marques | article | openAccess |
66 | 21-Sep-2015 | O passado na ponta dos dedos: o mobile learning no ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo | doctoralThesis | openAccess |
67 | 22-Oct-2020 | "Pedagogia da memória" no século digital: tecnologias digitais para estudar História Local | Moniz, Ana Beatriz Senra | masterThesis | embargoedAccess |
68 | 2021 | “Pedagogia da memória” no século digital: tecnologias digitais para estudar história local | Moniz, Ana Beatriz; Dias-Trindade, Sara ; Neto, Maria Margarida Sobral da Silva | article | openAccess |
69 | 2020 | Pedagogias Digitais no Ensino Superior | Dias-Trindade, Sara ; Moreira, José António Marques ; Ferreira, António Gomes | book | openAccess |
70 | 2019 | Pedagogical scenarios enriched with audiovisual technologies and their impact on the promotion of the learning skills of inmate students in Portugal | Dias-Trindade, Sara ; Moreira, José António Marques | article | openAccess |
71 | 2021 | Portuguese Primary and Secondary Education in Times of COVID-19 Pandemic: An Exploratory Study on Teacher Training and Challenges | Henriques, Susana; Correia, Joana Duarte; Dias-Trindade, Sara | article | openAccess |
72 | 12-Jul-2022 | As potencialidades do documento iconográfico no ensino de História | Lopes, Ana Daniela Maia | masterThesis | openAccess |
73 | 2017 | [Recensão a] Fernando Cortés Cortés, La escuela en la extremadura meridional del siglo XIX | Trindade, Sara Dias | article | openAccess |
74 | 2018 | Reconfigurando Ambientes Virtuais de Aprendizagem com o WhatsApp | Dias-Trindade, Sara ; Moreira, José António | article | openAccess |
75 | 28-Sep-2021 | O recurso ao Remix Cultural através do uso de iconografia nas aulas de História | Silva, Fábio André Rodrigues da | masterThesis | openAccess |
76 | 25-Oct-2022 | A Sala de Aula Invertida – Contributos para a Autoaprendizagem e Construção de Conhecimento em História e Cultura das Artes | Esperança, Sandra Cristina Coelho Velosa Fernandes | masterThesis | openAccess |
77 | 2019 | Subsídios para a Educação a Distância como campo investigativo | Mill, Daniel; Dias-Trindade, Sara ; Moreira, José António Marques | article | openAccess |
78 | 2017 | Tecnologias Móveis e a Recriação Digital na Construção do Conhecimento Histórico | Trindade, Sara ; Moreira, J. António | article | openAccess |
79 | 26-Nov-2021 | O telemóvel como recurso de apoio à consolidação de conteúdos na aula de História | Cabral, Diogo Rafael Barbosa | masterThesis | openAccess |
80 | 2019 | Tendências no Ensino da História na Educação Não Superior: o Lugar da História no Currículo e na Formação dos Estudantes em Portugal, Espanha, França e Inglaterra | Dias-Trindade, Sara | book | openAccess |
81 | 2016 | Universidade de Coimbra digital: visitas de estudo guiadas por tablets | Ribeiro, Ana Isabel ; Trindade, Sara | article | openAccess |
82 | 14-Dec-2021 | O uso da empatia para a construção do conhecimento histórico | Pascoal, Regina Vieira | masterThesis | openAccess |
83 | 2016 | O uso de tablets e do iTunes U na aprendizagem em História | Trindade, Sara Dias ; Carvalho, Joaquim Ramos de ; Carvalho, Ana Amélia | conferenceObject | openAccess |
84 | 16-Oct-2018 | A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa: desenvolvimento de competências para o novo milénio | Ferreira, Beatriz Pereira | masterThesis | openAccess |
85 | 22-Oct-2019 | A utilização de ferramentas digitais na consolidação de conhecimentos na disciplina de História e o seu impacto no Autoconceito Académico. | Pestana, Miguel Ângelo Filipe | masterThesis | openAccess |
86 | 13-Oct-2021 | A Utilização de Fontes Iconográficas na Aprendizagem em História: um estudo de caso com alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico | Aurélio, Léandre Cruz | masterThesis | openAccess |
87 | Dec-2022 | A utilização de memes na aula de História: contributos para a construção de uma estratégia de aprendizagem | Rodrigues, Fábio; Dias-Trindade, Sara ; Ribeiro, Ana Isabel | bookPart | embargoedAccess |
88 | 16-Dec-2021 | Ver, Ouvir e Aprender História - O Cinema no processo de ensino-aprendizagem da História | Teixeira, Ricardo Manuel Coelho | masterThesis | openAccess |
89 | 2019 | Visitas de estudo guiadas por tablets: da teoria à construção de um roteiro digital | Ribeiro, Ana Isabel ; Trindade, Sara Dias | bookPart | openAccess |
90 | 21-Jul-2022 | As visitas de estudo virtuais na disciplina de História no Ensino Secundário | Chá-Chá, João Francisco Clemente Vieira | masterThesis | openAccess |
91 | Oct-2017 | O WhatsApp como Dispositivo Pedagógico para a Criação de Ecossistemas Educomunicativos | Trindade, Sara Dias ; Moreira, J. António | bookPart | closedAccess |