Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96993
Title: A importância da empatia no Ensino da História: um estudo com alunos do 11º ano do Ensino Secundário
Other Titles: The importance of empathy in History Teaching: A study with 11th grade High School students
Authors: Figueiredo, Ana Inês Santos
Orientador: Ribeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo
Keywords: Educação Histórica; Compreensão Histórica; Empatia Histórica; Didática; Ensino Secundário; Historical Education; Historical Understanding; Historical Empathy; Didactics; Secondary School
Issue Date: 14-Dec-2021
Serial title, monograph or event: A importância da empatia no Ensino da História: um estudo com alunos do 11º ano do Ensino Secundário
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: Nos últimos anos, diversos investigadores destacam a importância da História na formação dos jovens e para os desafios que estes vão encontrar numa sociedade cada vez mais heterógena e multicultural. É neste contexto que área da Educação Histórica procura estudar quais os recursos didáticos que motivam os alunos para a disciplina e melhoram a sua compreensão histórica. Entendemos por empatia histórica a capacidade de nos colocarmos no lugar dos agentes históricos, considerando o seu contexto, crenças e valores e de que modo estes afetaram as suas posições, sem sairmos do nosso próprio lugar. A partir da questão orientadora do nosso trabalho “Qual a importância da empatia histórica no desenvolvimento do conhecimento histórico?”, procurou-se compreender de que modo esta ferramenta didática influencia o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, foi realizado um estudo com uma turma do 11º ano do Ensino Secundário com o objetivo de verificar quais os níveis de empatia histórica que os alunos eram capazes de atingir e ainda de averiguar se existe alguma correlação entre os níveis de empatia histórica e a formulação de questões na primeira pessoa do singular e na terceira pessoa.Para recolher os nossos dados, recorremos a quatro atividades distintas: a redação de uma carta e de um texto de reflexão pessoal e ainda dois questionários. Nestas tarefas, os alunos tiveram que se colocar no lugar dos agentes históricos ou comentar um determinado evento ou decisão.Os resultados deste estudo, permitem-nos reforçar a ideia de que a empatia histórica é uma importante ferramenta didática, que auxilia os alunos na compreensão histórica e que apesar de nem sempre conseguirem atingir níveis de empatia sofisticados, o trabalho da empatia histórica em sala de aula traz sempre benefícios, não só ao nível cognitivo, mas também afetivo.
In recent years, several researchers highlight the importance of history in the formation of young people and the challenges they will encounter in an increasingly multicultural society. It is in this context that the area of Historical Education seeks to study which teaching resources motivate students to discipline and improve their historical understanding. We understand by historical empathy the ability to put ourselves in the place of historical agents, considering their context, beliefs and values and how they affected their positions, without leaving our own place. Based on the guiding question of our work "What is the importance of historical empathy in the development of historical knowledge?", we tried to understand how this didactic tool influences the teaching-learning process. In this sense, a study was conducted with a class of the 11th year of secondary school with the objective of verifying which levels of historical empathy students were able to achieve and also to ascertain if there is any correlation between the levels of historical empathy and the formulation of questions in the first person of the singular and in the third person.To collect our data, we use four different activities: the writing of a letter and a personal reflection text and two questionnaires. In these tasks, students had to put themselves in the place of historical agents or comment on a particular event or decision.The results of this study allow us to reinforce the idea that historical empathy is an important didactic tool, which helps students in historical understanding and that although they do not always manage to achieve sophisticated levels of empathy, the work of historical empathy in the classroom always brings benefits, not only to the cognitive level, but also affective.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/96993
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
AnaInêsFigueiredo_versaofinal.pdf994.21 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

204
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

215
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons