Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97018
Title: Ver, Ouvir e Aprender História - O Cinema no processo de ensino-aprendizagem da História
Other Titles: Seeing, Listening and Learning History - Cinema in the teaching-learning process of History
Authors: Teixeira, Ricardo Manuel Coelho
Orientador: Ribeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo
Keywords: História; Prática Pedagógica Supervisionada; Cinema; Fonte Histórica; Recursos Didáticos; History; Supervised Teaching Pratice; Cinema; Historical Source; Didactics Resources
Issue Date: 16-Dec-2021
Serial title, monograph or event: Ver, Ouvir e Aprender História - O Cinema no processo de ensino-aprendizagem da História
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente relatório de estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo de Ensino Básico e Secundário, pretende demostrar numa primeira parte, algumas das atividades desenvolvidas durante a prática pedagógica supervisionada, realizada na Escola Básica 2/3 Inês de Castro, com os 7º e 8º anos de escolaridade, assim como apresentar uma caracterização detalhada das turmas atribuídas. Numa segunda parte deste relatório é apresentado um estudo de cariz cientifico-pedagógico, relativo à utilização do cinema como recurso didático nas aulas de História. Num primeiro momento, centramos o foco na relação entre a História e o Cinema, mais concretamente na sua evolução no tempo, encarando-o como fonte histórica, enunciando as suas vantagens, assim como os seus desafios e implicações. Por fim, são analisadas as potencialidades didáticas da utilização do cinema no processo de ensino/aprendizagem. Numa terceira parte, sugerimos algumas estratégias de exploração de filmes procurando demostrar em que momento da aula foram aplicados, qual o seu objetivo, assim como quais os resultados de cada experiência didática. Neste sentido, parece-nos justo destacar, que a utilização do cinema como um recurso pedagógico potencializador de aprendizagem histórica, despertou nos nossos estudantes o gosto pela disciplina de História, mostrando-se constantemente atentos aos conteúdos programáticos explorados. Além disso auxiliou-nos, enquanto professores estagiários, a iniciar temas que geralmente são considerados aborrecidos, a consolidar conhecimentos anteriormente estudados, a incentivar a análise crítica dos alunos, assim como, prepararmos desde tenra idade os nossos estudantes para a sua vida profissional coletiva, através do desenvolvimento de atividades em grupo proporcionadas por este recurso didático.
This internship report, prepared within the scope of the Masters in History Teaching in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education, intends to demonstrate, in a first part, some of the activities developed during the supervised pedagogical practice, held at the 2/3 Inês de Castro Basic School, with the 7th and 8th years of schooling, as well as presenting a detailed characterization of the assigned classes. At first, we focus on the relationship between History and Cinema, more specifically on its evolution over time, viewing it as a historical source, stating its advantages, as well as its challenges and implications. Finally, the didactic potential of the use of cinema in the teaching/learning process is analyzed. In a third part, we suggest some film exploration strategies, trying to demonstrate at what point in the class they were applied, what their objective was, as well as what the results of each didactic experience were. In this sense, it seems fair to point out that the use of cinema as a pedagogical resource that enhances historical learning, awakened in our students a taste for the discipline of History, constantly being attentive to the syllabus explored. It also helped us, as trainee teachers, to initiate topics that are generally considered boring, to consolidate previously studied knowledge, to encourage critical analysis of students, as well as to prepare our students from an early age for their collective professional life, through the development of group activities provided by this educational resource.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/97018
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RicardoTeixeira_versaofinal.pdf2.31 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

137
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

146
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons