Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/46000
Title: O uso de tablets e do iTunes U na aprendizagem em História
Authors: Trindade, Sara Dias 
Carvalho, Joaquim Ramos de 
Carvalho, Ana Amélia 
Keywords: História; Mobile Learning; Construtivismo; iTunes U
Issue Date: 2016
Publisher: CITCEM
Serial title, monograph or event: Educação Histórica: Perspetivas de Investigação Nacional e Internacional
Place of publication or event: Porto
Abstract: Este trabalho incide sobre o impacte da utilização de tablets e do iTunes U no ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. As tecnologias móveis fazem cada vez mais parte do quotidiano de qualquer jovem estudante e permitem formas crescentemente sofisticadas de acesso à informação e interação social. As potencialidades destes dispositivos contribuem para que sejam considerados ferramentas incontornáveis no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem motivadoras e na aquisição de competências por parte de alunos que são hoje considerados verdadeiros "nativos digitais". Para além disso, o curriculum do ensino básico e secundário exige aos alunos a capacidade de compreensão e análise de temáticas históricas por vezes complexas, face às competências cognitivas que lhe estão associadas. É, por isso, importante criar mecanismos que ajudem os alunos a saber utilizar a informação a que conseguem hoje aceder, sobretudo ensinando-os a selecionar e filtrar essa mesma informação. Foi tendo por base estas questões e tendo subjacente as abordagens construtivistas e conectivistas que preparámos um estudo onde tablets (iPads) e uma plataforma de suporte ao ensino (iTunes U) foram utilizados como eixo de um ecossistema de aprendizagem para o desenvolvimento de competências nas aulas de História, procurando desenvolver uma estratégia que proporcionasse uma aprendizagem de qualidade, que passasse pela fase de domínio dos conteúdos a lecionar, utilização desses mesmos conteúdos na concretização de pequenas tarefas e a apropriação dos conteúdos para utilização em novas situações. Do ponto de vista da metodologia de investigação realizou-se um estudo de caso, no qual participaram alunos de duas escolas urbanas com ensino básico e secundário, uma pública e outra privada. Destes alunos, quarenta e sete frequentavam o nono ano de escolaridade e vinte e dois o décimo segundo ano de escolaridade (Curso Científico-Humanístico de Humanidades). As técnicas de recolha de dados utilizadas foram o inquérito e as notas de campo. Os instrumentos de recolha de dados concebidos para este estudo foram: o questionário inicial de caracterização dos participantes, o questionário de opinião onde se inquiriu a reação dos alunos aos recursos educativos e às tarefas solicitadas e os testes de conhecimentos. Da análise dos testes, dos questionários e através da observação que fizemos podemos concluir que a plataforma iTunes U permitiu organizar o processo de aprendizagem, promovendo a autonomia dos alunos e o iPad permitiu anotar os documentos e criar trabalhos interativos com a aplicação BookCreator. Ao longo da aplicação do estudo, constatou-se que a estratégia utilizada contribuiu para que as aulas de História tivessem outro tipo de dinamismo e de interatividade, encorajou a aprendizagem pela construção do saber e o desenvolvimento de competências ao nível da análise da documentação apresentada, para além de aumentar a motivação dos alunos para a aprendizagem da História. Os participantes reconheceram que se sentiram mais motivados para as aulas de História e que ter ao dispor ferramentas como o iPad facilitam o processo de aprendizagem e contribuem para o desenvolvimento de competências relevantes, sobretudo ao nível do trabalho colaborativo e da síntese dos conteúdos lecionados. A criação de uma história baseada nos acontecimentos estudados, revelou-se, para os participantes, para além de uma tarefa divertida, uma boa forma de aprender.
URI: http://hdl.handle.net/10316/46000
ISBN: 978-989-8351-60-9
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat
tablets e itunesu na aprendizagem em Historia.pdf3.89 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

142
checked on Sep 18, 2019

Download(s)

67
checked on Sep 18, 2019

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.