Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99458
Title: O documento escrito como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem de História: Um estudo com alunos do 8º Ano
Other Titles: The written document as a pedagogical resource in the teaching-learning of history: A study with 8th grade students
Authors: Pereira, Gerson Micael dos Santos
Orientador: Ribeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo
Keywords: Ensino de História; Documento escrito; Cognição Histórica; Problematização do conhecimento; Recurso Didático; History Teaching; Written Document; Historical Cognition; knowledge Problematization; Didactic Resource
Issue Date: 18-Feb-2022
Serial title, monograph or event: O documento escrito como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem de História: Um estudo com alunos do 8º Ano
Place of publication or event: Escola EB 2,3 Carlos de Oliveira- Febres
Abstract: O presente relatório, parte integrante do Estágio de Prática Pedagógica Supervisionada realizado na Escola Básica 2,3 Carlos de Oliveira, no ano letivo 2020/2021- por sua vez enquadrado no Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário – tem como objetivo analisar o mesmo numa dupla dimensão: primeiro geral, atentando sobre a prática pedagógica efetuada e, por último, no seu seguimento, na dimensão particular relativa à aplicação prática da questão de investigação lançada- O quão capacitados estão os alunos para trabalhar interpretativamente documentos escritos na aula de História?! A sua aplicação deu-se por meio de um estudo de caso com uma turma de 8º ano de escolaridade. No seu seguimento apontamos o principal objetivo desta aplicação prática como sendo Potenciar nos alunos o trabalho com o documento escrito nas dinâmicas ensino/aprendizagem de História- de forma a desenvolver neles competências e hábitos de operar com o documento propriamente dito, assim como, a partir deles, as competências relacionadas com a cognição histórica. A aplicação prática, efetivando-se num estudo de caso baseado numa abordagem de matriz metodológica qualitativa, implicou o envolvimento dos alunos na participação em tarefas destinadas a promover o desenvolvimento da utilidade do documento escrito na sua aprendizagem em História, numa dupla vertente: aferir índices de desempenho e ajustar estratégias de ensino orientadas para alcançar os objetivos propostos. Com base na observação direta, num sentido panótico, em ambiente de sala de aula, e nos resultados das atividades aplicadas, notamos que os alunos demonstram dificuldades na interpretação e na própria relação didática com o recurso em questão, contornando a sua utilização quando possível, deixando clara a falta de hábitos de trabalho com o documento escrito e, por conseguinte, a necessidade de serem sensibilizados e motivados para tal- pois só trabalhando efetivamente com o documento e percebendo a sua real dimensão problematizadora e potenciadora de desenvolvimento de competências da História é que se pode partir de forma honesta para qualificar o seu desempenho no trabalho dessas mesma competências. Esta premissa implica que se conceba um plano de ação que privilegie o processo e a sua progressão em detrimento da urgência da sua finalidade, sob pena de não se vir a verificar produtivo para o grupo-turma.
The present report, which is part of the Supervised Pedagogical Practice Internship carried out at Escola Básica 2,3 Carlos de Oliveira, in the school year 2020/2021 - itself framed within the Master's in History Teaching in the 3rd cycle of basic and secondary education - aims to analyse it in a double dimension: firstly, in general, focusing on the pedagogical practice carried out and, finally, following on from this, in the particular dimension concerning the practical application of the research question - How capable are the students to interpret written documents in History class? It was applied by means of a case study with an 8th grade class. We point out the main objective of this practical application as being to empower the students to work with the written document in the History teaching/learning dynamics - to develop in them competences and habits to operate with the document itself, as well as, from them, the competences related to the historical cognition. The practical application, taking place in a case study based on a qualitative methodological approach, involved the involvement of students in tasks aimed at promoting the development of the usefulness of the written document in their learning in History, in a double perspective: to assess performance indexes and to adjust teaching strategies aimed at reaching the proposed objectives. Based on direct observation, in a panoptic sense, in a classroom environment, and on the results of the applied activities, we noticed that students show difficulties in the interpretation and in the very didactic relationship with the resource in question, bypassing its use when possible, making clear the lack of working habits with the written document and, Therefore, the need to be sensitized and motivated to do so - because only by working effectively with the document and perceiving its real problematizing dimension and potential for the development of history competences can one honestly start to qualify their performance in the work of those same competences. This premise implies that an action plan should be designed which gives priority to the process and its progression rather than the urgency of its purpose, otherwise it may not prove productive for the group-class.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/99458
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatorio_GersonPereira_VerFinal.pdf2.63 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

137
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

120
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons