Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46326
Title: | O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem | Other Titles: | The WhatsApp digital device and its impact on the creation of virtual learning communities El dispositivo digital WhatsApp y su impacto en la creación de comunidades virtuales de aprendizaje |
Authors: | Moreira, J. António Trindade, Sara Dias |
Keywords: | Dispositivos Digitais; Tecnologias Móveis; Comunidades Virtuais | Issue Date: | Oct-2017 | Publisher: | UNIT | Serial title, monograph or event: | Revista Interfaces Científicas | Volume: | 6 | Issue: | 2 | Place of publication or event: | Aracajú (Brasil) | Abstract: | Nas sociedades atuais a importância das tecnologias digitais móveis tem vindo a acentuar-se por via do desenvolvimento social e económico e da sua cada vez maior presença no quotidiano, com impactos na forma como a interação e a comunicação ocorrem. As suas potencialidades contribuem para que sejam consideradas ferramentas incontornáveis no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem motivadoras para a aquisição de competências pelos estudantes, cada vez mais imersos no mundo digital. É neste contexto que o WhatsApp, hoje acessível em diferentes dispositivos móveis, se afirma, proporcionando a docentes e estudantes a construção de novos cenários pedagógicos e oportunidades de aprendizagem desenhadas "à medida" e passíveis de serem concretizadas em praticamente qualquer lugar e a qualquer hora. Contudo, e numa era de mudança de paradigma educacional, onde cada vez mais se atenua a linha que separa a educação formal da informal e não formal, é importante perceber como otimizar as potencialidades destes cenários e aplicativos digitais. É precisamente, uma destas plataformas de instant messaging –WhatsApp-, que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto na formação e desenvolvimento de uma comunidade virtual, a partir da análise qualitativa das perceções e narrativas de estudantes de um Curso de Pós-Graduação. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, ancorado no modelo Community of Inquiry (CoI), pode ter efeitos muito positivos na criação e desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46326 | ISSN: | 2316-3348 | DOI: | 10.17648/textura-2358-0801-20-44-4554 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O dispositivo digital.pdf | 151.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 5
1,633
checked on Oct 8, 2024
Download(s)
250
checked on Oct 8, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.