Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46326
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoreira, J. António-
dc.contributor.authorTrindade, Sara Dias-
dc.date.accessioned2018-01-12T15:39:00Z-
dc.date.available2018-01-12T15:39:00Z-
dc.date.issued2017-10
dc.identifier.issn2316-3348
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/46326-
dc.description.abstractNas sociedades atuais a importância das tecnologias digitais móveis tem vindo a acentuar-se por via do desenvolvimento social e económico e da sua cada vez maior presença no quotidiano, com impactos na forma como a interação e a comunicação ocorrem. As suas potencialidades contribuem para que sejam consideradas ferramentas incontornáveis no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem motivadoras para a aquisição de competências pelos estudantes, cada vez mais imersos no mundo digital. É neste contexto que o WhatsApp, hoje acessível em diferentes dispositivos móveis, se afirma, proporcionando a docentes e estudantes a construção de novos cenários pedagógicos e oportunidades de aprendizagem desenhadas "à medida" e passíveis de serem concretizadas em praticamente qualquer lugar e a qualquer hora. Contudo, e numa era de mudança de paradigma educacional, onde cada vez mais se atenua a linha que separa a educação formal da informal e não formal, é importante perceber como otimizar as potencialidades destes cenários e aplicativos digitais. É precisamente, uma destas plataformas de instant messaging –WhatsApp-, que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto na formação e desenvolvimento de uma comunidade virtual, a partir da análise qualitativa das perceções e narrativas de estudantes de um Curso de Pós-Graduação. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, ancorado no modelo Community of Inquiry (CoI), pode ter efeitos muito positivos na criação e desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUNITpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDispositivos Digitaispor
dc.subjectTecnologias Móveispor
dc.subjectComunidades Virtuaispor
dc.titleO dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagempor
dc.title.alternativeThe WhatsApp digital device and its impact on the creation of virtual learning communitiespor
dc.title.alternativeEl dispositivo digital WhatsApp y su impacto en la creación de comunidades virtuales de aprendizajepor
dc.typearticle
degois.publication.issue2por
degois.publication.locationAracajú (Brasil)por
degois.publication.titleRevista Interfaces Científicaspor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.17648/textura-2358-0801-20-44-4554-
degois.publication.volume6por
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-5927-3957-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
O dispositivo digital.pdf151.81 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 5

1,597
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

234
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.