Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46326
Title: | O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem | Other Titles: | The WhatsApp digital device and its impact on the creation of virtual learning communities El dispositivo digital WhatsApp y su impacto en la creación de comunidades virtuales de aprendizaje |
Authors: | Moreira, J. António Trindade, Sara Dias |
Keywords: | Dispositivos Digitais; Tecnologias Móveis; Comunidades Virtuais | Issue Date: | Oct-2017 | Publisher: | UNIT | Serial title, monograph or event: | Revista Interfaces Científicas | Volume: | 6 | Issue: | 2 | Place of publication or event: | Aracajú (Brasil) | Abstract: | Nas sociedades atuais a importância das tecnologias digitais móveis tem vindo a acentuar-se por via do desenvolvimento social e económico e da sua cada vez maior presença no quotidiano, com impactos na forma como a interação e a comunicação ocorrem. As suas potencialidades contribuem para que sejam consideradas ferramentas incontornáveis no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem motivadoras para a aquisição de competências pelos estudantes, cada vez mais imersos no mundo digital. É neste contexto que o WhatsApp, hoje acessível em diferentes dispositivos móveis, se afirma, proporcionando a docentes e estudantes a construção de novos cenários pedagógicos e oportunidades de aprendizagem desenhadas "à medida" e passíveis de serem concretizadas em praticamente qualquer lugar e a qualquer hora. Contudo, e numa era de mudança de paradigma educacional, onde cada vez mais se atenua a linha que separa a educação formal da informal e não formal, é importante perceber como otimizar as potencialidades destes cenários e aplicativos digitais. É precisamente, uma destas plataformas de instant messaging –WhatsApp-, que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto na formação e desenvolvimento de uma comunidade virtual, a partir da análise qualitativa das perceções e narrativas de estudantes de um Curso de Pós-Graduação. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, ancorado no modelo Community of Inquiry (CoI), pode ter efeitos muito positivos na criação e desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46326 | ISSN: | 2316-3348 | DOI: | 10.17648/textura-2358-0801-20-44-4554 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O dispositivo digital.pdf | 151.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.