Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46326
Title: O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem
Other Titles: The WhatsApp digital device and its impact on the creation of virtual learning communities
El dispositivo digital WhatsApp y su impacto en la creación de comunidades virtuales de aprendizaje
Authors: Moreira, J. António 
Trindade, Sara Dias 
Keywords: Dispositivos Digitais; Tecnologias Móveis; Comunidades Virtuais
Issue Date: Oct-2017
Publisher: UNIT
Serial title, monograph or event: Revista Interfaces Científicas
Volume: 6
Issue: 2
Place of publication or event: Aracajú (Brasil)
Abstract: Nas sociedades atuais a importância das tecnologias digitais móveis tem vindo a acentuar-se por via do desenvolvimento social e económico e da sua cada vez maior presença no quotidiano, com impactos na forma como a interação e a comunicação ocorrem. As suas potencialidades contribuem para que sejam consideradas ferramentas incontornáveis no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem motivadoras para a aquisição de competências pelos estudantes, cada vez mais imersos no mundo digital. É neste contexto que o WhatsApp, hoje acessível em diferentes dispositivos móveis, se afirma, proporcionando a docentes e estudantes a construção de novos cenários pedagógicos e oportunidades de aprendizagem desenhadas "à medida" e passíveis de serem concretizadas em praticamente qualquer lugar e a qualquer hora. Contudo, e numa era de mudança de paradigma educacional, onde cada vez mais se atenua a linha que separa a educação formal da informal e não formal, é importante perceber como otimizar as potencialidades destes cenários e aplicativos digitais. É precisamente, uma destas plataformas de instant messaging –WhatsApp-, que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto na formação e desenvolvimento de uma comunidade virtual, a partir da análise qualitativa das perceções e narrativas de estudantes de um Curso de Pós-Graduação. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, ancorado no modelo Community of Inquiry (CoI), pode ter efeitos muito positivos na criação e desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46326
ISSN: 2316-3348
DOI: 10.17648/textura-2358-0801-20-44-4554
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
O dispositivo digital.pdf151.81 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.