Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/46326
Título: | O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem | Outros títulos: | The WhatsApp digital device and its impact on the creation of virtual learning communities El dispositivo digital WhatsApp y su impacto en la creación de comunidades virtuales de aprendizaje |
Autor: | Moreira, J. António Trindade, Sara Dias |
Palavras-chave: | Dispositivos Digitais; Tecnologias Móveis; Comunidades Virtuais | Data: | Out-2017 | Editora: | UNIT | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Revista Interfaces Científicas | Volume: | 6 | Número: | 2 | Local de edição ou do evento: | Aracajú (Brasil) | Resumo: | Nas sociedades atuais a importância das tecnologias digitais móveis tem vindo a acentuar-se por via do desenvolvimento social e económico e da sua cada vez maior presença no quotidiano, com impactos na forma como a interação e a comunicação ocorrem. As suas potencialidades contribuem para que sejam consideradas ferramentas incontornáveis no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem motivadoras para a aquisição de competências pelos estudantes, cada vez mais imersos no mundo digital. É neste contexto que o WhatsApp, hoje acessível em diferentes dispositivos móveis, se afirma, proporcionando a docentes e estudantes a construção de novos cenários pedagógicos e oportunidades de aprendizagem desenhadas "à medida" e passíveis de serem concretizadas em praticamente qualquer lugar e a qualquer hora. Contudo, e numa era de mudança de paradigma educacional, onde cada vez mais se atenua a linha que separa a educação formal da informal e não formal, é importante perceber como otimizar as potencialidades destes cenários e aplicativos digitais. É precisamente, uma destas plataformas de instant messaging –WhatsApp-, que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto na formação e desenvolvimento de uma comunidade virtual, a partir da análise qualitativa das perceções e narrativas de estudantes de um Curso de Pós-Graduação. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, ancorado no modelo Community of Inquiry (CoI), pode ter efeitos muito positivos na criação e desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46326 | ISSN: | 2316-3348 | DOI: | 10.17648/textura-2358-0801-20-44-4554 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O dispositivo digital.pdf | 151.81 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 5
1.635
Visto em 15/out/2024
Downloads
251
Visto em 15/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.