Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/46326
Título: O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem
Outros títulos: The WhatsApp digital device and its impact on the creation of virtual learning communities
El dispositivo digital WhatsApp y su impacto en la creación de comunidades virtuales de aprendizaje
Autor: Moreira, J. António 
Trindade, Sara Dias 
Palavras-chave: Dispositivos Digitais; Tecnologias Móveis; Comunidades Virtuais
Data: Out-2017
Editora: UNIT
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Interfaces Científicas
Volume: 6
Número: 2
Local de edição ou do evento: Aracajú (Brasil)
Resumo: Nas sociedades atuais a importância das tecnologias digitais móveis tem vindo a acentuar-se por via do desenvolvimento social e económico e da sua cada vez maior presença no quotidiano, com impactos na forma como a interação e a comunicação ocorrem. As suas potencialidades contribuem para que sejam consideradas ferramentas incontornáveis no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem motivadoras para a aquisição de competências pelos estudantes, cada vez mais imersos no mundo digital. É neste contexto que o WhatsApp, hoje acessível em diferentes dispositivos móveis, se afirma, proporcionando a docentes e estudantes a construção de novos cenários pedagógicos e oportunidades de aprendizagem desenhadas "à medida" e passíveis de serem concretizadas em praticamente qualquer lugar e a qualquer hora. Contudo, e numa era de mudança de paradigma educacional, onde cada vez mais se atenua a linha que separa a educação formal da informal e não formal, é importante perceber como otimizar as potencialidades destes cenários e aplicativos digitais. É precisamente, uma destas plataformas de instant messaging –WhatsApp-, que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto na formação e desenvolvimento de uma comunidade virtual, a partir da análise qualitativa das perceções e narrativas de estudantes de um Curso de Pós-Graduação. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, ancorado no modelo Community of Inquiry (CoI), pode ter efeitos muito positivos na criação e desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46326
ISSN: 2316-3348
DOI: 10.17648/textura-2358-0801-20-44-4554
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
O dispositivo digital.pdf151.81 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 5

1.591
Visto em 26/mar/2024

Downloads

224
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.