Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/45265
Title: O ensino da História e tecnologias – conexões, possibilidades e desafios no espaço das Humanidades Digitais
Authors: Ribeiro, Ana Isabel 
Trindade, Sara 
Keywords: educação histórica; Humanidades digitais; Didática da História; Tecnologias educativas
Issue Date: 2017
Publisher: Editora Universitária Tiradentes/Whitebooks
Serial title, monograph or event: Educação no Ciberespaço. Novas configurações, convergências e conexões
Place of publication or event: Aracaju (BR)/Santo Tirso (PT)
Abstract: O presente capítulo procura explorar as potencialidades do universo das Humanidades Digitais (HD) no contexto do ensino da História a partir de experiências pedagógicas que utilizam materiais e metodologias que emergem deste território transdisciplinar. Os projetos de HD no âmbito da História oferecem, do ponto de vista pedagógico, possibilidades muito interessantes. Interdisciplinares de raiz, estes materiais e métodos podem trazer para o contexto das aprendizagens da História uma abordagem ampla do humano e do social - os ambientes digitais permitem, entre outros aspetos, reconstruir cenários e personagens, experimentar situações, podendo, desta forma, potenciar o desenvolvimento da compreensão dos contextos e processos de ação dos atores históricos (condição fundamental para uma aprendizagem verdadeiramente contextualizada). Por outro e constatando que apesar dos estudantes serem considerados "digital natives" e viverem imersos em tecnologia, verificamos que muitos não conseguem usufruir do seu verdadeiro potencial. É neste ponto que entendemos que o ensino da História em ambiente tecnológico pode e deve contribuir para formar não só nativos digitais, mas verdadeiros fluentes digitais.
URI: http://hdl.handle.net/10316/45265
Rights: closedAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de História - Livros e Capítulos de Livros
I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
SDT_AIR_rev2.pdf150.73 kBAdobe PDF    Request a copy
Show full item record

Page view(s) 50

285
checked on Sep 17, 2019

Download(s)

61
checked on Sep 17, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.