Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97003
Title: O recurso ao Remix Cultural através do uso de iconografia nas aulas de História
Other Titles: The resource of Cultural Remix through the use of iconography in History Classes
Authors: Silva, Fábio André Rodrigues da
Orientador: Ribeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo
Keywords: Compreensão histórica; Evidência histórica; Memes; Remix Cultural; Significância histórica; Cultural Remix; Historical Evidence; Historical Significance; Historical Understanding; Memes
Issue Date: 28-Sep-2021
Serial title, monograph or event: O recurso ao Remix Cultural através do uso de iconografia nas aulas de História
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: Atualmente o ensino da História enfrenta um dilema geral que se cinge à necessidade de se conseguir conciliar a conclusão do programa curricular da disciplina com a necessidade de fomentar o interesse, proatividade e autonomia dos estudantes para a disciplina de História e a inevitabilidade de lhes proporcionar o desenvolvimento de competências vigentes no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, essenciais quer nos trabalhos pedagógicos, como na sua formação enquanto futuros cidadãos ativos e críticos da sociedade que os rodeia. Desta forma, torna-se imperativo pensar e contribuir para a reformulação de práticas e materiais didáticos que permitam um contínuo e atualizado desenvolvimento da escola do século XXI. Assim, o presente estudo efetuado na Escola Básica Inês de Castro do 2.º e 3.º Ciclos de Escolaridade, em Coimbra, pretende demonstrar a importância que o Remix Cultural, através da utilização de memes, assume ao vincular cada vez mais a escola ao mundo virtual, um mundo familiar aos estudantes. Conseguir motivar e fazer com que os discentes se tornem atores ativos no processo de ensino-aprendizagem, permitir-lhes-á a construção da própria literacia visual história, passando a assumir as imagens, neste caso através de memes, como um recurso importante e auxiliador na construção do conhecimento histórico, além do mero conhecimento substantivo. Sob a forma metodológica de Estudo de Caso, a análise de dados efetuada no presente estudo, permitiu conhecer os impactos positivos da utilização do Remix Cultural em contexto escolar, na construção de conceitos meta-históricos como a Evidência Histórica, enquanto processo que permite a ligação entre o passado e a interpretação que se infere do mesmo e a Significância histórica enquanto processo de avaliação, escolha, interpretação e seleção de acontecimentos históricos como forma de compreender o passado humano.
History teaching currently faces a general dilemma which encompasses the need to be able to conciliate the conclusion of the curriculum of the subject with the need to promote interest, proactivity and autonomy of the students towards the subject of History and the inevitability of providing them the development and skills present in the Students’ Profile at the End of the Mandatory Schooling, essential either in pedagogical assignments and in their training as future critical and active citizens in the society that surrounds them. Therefore, it is of utmost importance to think and contribute to the reformulation of practices and teaching materials that allow a continuous and up-to-date development of the twenty-first century school. Thus, the current study carried out at the Basic School Inês de Castro including the second and third cycles of schooling, in Coimbra, aims at demonstrating the increasing importance that the Cultural Remix, through the use of memes, has on linking the school to the virtual world. A world which is familiar to the students. Being able to motivate and promote students as active actors in the teaching-learning process, will empower them to be capable of building their own visual historical literacy, assuming the images, in this case memes, as an important and auxiliary resource in the construction of historical knowledge, going beyond the mere substantive knowledge. As a Case Study methodology, the data analysis in the present study, allowed to know the positive impacts of the Cultural Remix in a school context on the construction of meta-historical concepts, as for example, the Historical Evidence which allows linking the past to the interpretation inferred to it and the Historical Significance as an evaluation, choice, interpretation and selection process of historical events as a way of understanding the human past.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/97003
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
FabioRodrigues_versaofinal.pdf10.93 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

103
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

134
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons