Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/46189
Title: O WhatsApp como Dispositivo Pedagógico para a Criação de Ecossistemas Educomunicativos
Authors: Trindade, Sara Dias 
Moreira, J. António 
Issue Date: Oct-2017
Publisher: Editora Universitária Tiradentes
Serial title, monograph or event: WHATSAPP E EDUCAÇÃO: entre mensagens, imagens e sons
Place of publication or event: Aracajú (Brasil)
Abstract: Nas sociedades atuais a importância das tecnologias digitais móveis tem vindo a acentuar-se por via do desenvolvimento social e económico e da sua cada vez maior presença no quotidiano, com impactos na forma como a interação e a comunicação ocorrem. As suas potencialidades contribuem para que sejam consideradas ferramentas incontornáveis no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem motivadoras para a aquisição de competências pelos estudantes, cada vez mais imersos no mundo digital. É neste contexto que o WhatsApp, hoje acessível de uma forma quase generalizada em diferentes dispositivos móveis, se afirma, proporcionando a docentes e estudantes oportunidades de aprendizagem desenhadas "à medida" e passíveis de serem concretizadas em praticamente qualquer lugar e a qualquer hora. Contudo, e numa era de mudança de paradigma educativo, onde cada vez mais se atenua a linha que separa a educação formal da informal e não formal, é importante perceber como otimizar as potencialidades do denominado software social. É, pois, objetivo deste capítulo refletir sobre a aplicabilidade pedagógica do WhatsApp, procurando analisar possibilidades e potencialidades do mesmo na criação e desenvolvimento de ecossistemas digitais comunicativos em diferentes níveis de ensino.
URI: http://hdl.handle.net/10316/46189
Rights: closedAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
O WhatsApp como Dispositivo Pedagogico.pdf151.81 kBAdobe PDF    Request a copy
Show full item record

Page view(s)

98
checked on Dec 11, 2019

Download(s)

37
checked on Dec 11, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.