Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/46189
Título: O WhatsApp como Dispositivo Pedagógico para a Criação de Ecossistemas Educomunicativos
Autor: Trindade, Sara Dias 
Moreira, J. António 
Data: Out-2017
Editora: Editora Universitária Tiradentes
Título da revista, periódico, livro ou evento: WHATSAPP E EDUCAÇÃO: entre mensagens, imagens e sons
Local de edição ou do evento: Aracajú (Brasil)
Resumo: Nas sociedades atuais a importância das tecnologias digitais móveis tem vindo a acentuar-se por via do desenvolvimento social e económico e da sua cada vez maior presença no quotidiano, com impactos na forma como a interação e a comunicação ocorrem. As suas potencialidades contribuem para que sejam consideradas ferramentas incontornáveis no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem motivadoras para a aquisição de competências pelos estudantes, cada vez mais imersos no mundo digital. É neste contexto que o WhatsApp, hoje acessível de uma forma quase generalizada em diferentes dispositivos móveis, se afirma, proporcionando a docentes e estudantes oportunidades de aprendizagem desenhadas "à medida" e passíveis de serem concretizadas em praticamente qualquer lugar e a qualquer hora. Contudo, e numa era de mudança de paradigma educativo, onde cada vez mais se atenua a linha que separa a educação formal da informal e não formal, é importante perceber como otimizar as potencialidades do denominado software social. É, pois, objetivo deste capítulo refletir sobre a aplicabilidade pedagógica do WhatsApp, procurando analisar possibilidades e potencialidades do mesmo na criação e desenvolvimento de ecossistemas digitais comunicativos em diferentes níveis de ensino.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46189
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

555
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.