Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94771
Título: A Adição ao Facebook em Jovens Adultos Portugueses: A influência de variáveis sociodemográficas, da comunicação familiar e da diferenciação do self
Outros títulos: The Facebook Addiction in Portuguese Young Adults: The influence of sociodemografic factors, family communication and self differentiation
Autor: Carreira, Daniela Oliveira
Orientador: Sotero, Luciana Maria Lopes
Palavras-chave: Redes sociais; adição ao Facebook; jovens adultos; comunicação familiar; diferenciação do self; Social Networking Sites; Facebook addiction; young adults; family communication; self differentiation
Data: 29-Jul-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: A Adição ao Facebook em Jovens Adultos Portugueses: A influência de variáveis sociodemográficas, da comunicação familiar e da diferenciação do self
Local de edição ou do evento: FPCEUC
Resumo: A Adição ao Facebook em Jovens Adultos Portugueses: Ainfluência de variáveis sociodemográficas, da comunicaçãofamiliar e da diferenciação do SelfResumo: A crescente utilização das redes sociais coloca-as entre as atividades mais realizadas online. O Facebook, em particular, ganha cada vez mais utilizadores e para alguns indivíduos pode tornar-se num comportamento aditivo online. Neste sentido, a presente investigação tem como principal objetivo avaliar a influência de fatores sociodemográficos (e.g., sexo, idade), individuais (diferenciação do self) e familiares (comunicação familiar com ambos os progenitores) na adição ao Facebook, em jovens adultos portugueses (dos 18 aos 30 anos). Para o efeito foi recolhida uma amostra de 403 participantes e aplicado um protocolo com diversos instrumentos (e.g., COMPA, BSI, DSI-R, BFAS). Os resultados demonstraram que indivíduos: (1) do sexo feminino, (2) com idades entre os 24 e 30 anos, (3) com uma baixa diferenciação do self, (4) que se distanciam física ou emocionalmente de outros significativos (cut-off emocional) e (5) que utilizam na comunicação com os seus progenitores um padrão negativo possuem maior adição ao Facebook. Outros indicadores psicopatológicos (depressão, ansiedade e sensibilidade interpessoal) foram também analisados revelando estarem associados a este tipo de adição. Deste modo, espera-se que este estudo possa contribuir para o campo da investigação das adições online e ter repercussões no âmbito da prevenção e intervenção clínica.
The Facebook Addiction in Portuguese Young Adults: The influence ofsociodemografic factors, family communication and self differentiationAbstract: The increasing use of social networking sites them among the most executed online activities. Facebook, in particular, is gaining more and more users each day. Studies have shown that, for some individuals, using Facebook can become an additive behaviour online. In this sense, the main objective of the present research is to evaluate the influence of sociodemografic factors (e.g., gender, age), individual (self differentiation) and family (family communication with both parents) in addiction to Facebook in young Portuguese adults (from 18 to 30 years). For this purpose, a sample of 403 participants was collected and a protocol was applied with several instruments (e.g., COMPA, BSI, DSI-R, BFAS). The results showed that individuals: (1) female, (2) between the ages of 24 and 30 years, (3) with low self differentiation, (4) physical or emotion distance from significant others (emotional cut-off) and (5) a negative communication pattern with their parents have greater addiction to Facebook. Other psychopathological indicators were also analysed (depression, anxiety and interpersonal sensitivity) revealed influence in this type of addiction. It is expected that this study may contribute to the online addition’s field of investigation and that it may have repercussions in the field of prevention and clinical intervention.Key Words: Social Networking Sites; Facebook; Facebook addiction; youngadults; family communication; self differentiation.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94771
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

110
Visto em 24/abr/2024

Downloads

115
Visto em 24/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons