Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94771
Title: A Adição ao Facebook em Jovens Adultos Portugueses: A influência de variáveis sociodemográficas, da comunicação familiar e da diferenciação do self
Other Titles: The Facebook Addiction in Portuguese Young Adults: The influence of sociodemografic factors, family communication and self differentiation
Authors: Carreira, Daniela Oliveira
Orientador: Sotero, Luciana Maria Lopes
Keywords: Redes sociais; adição ao Facebook; jovens adultos; comunicação familiar; diferenciação do self; Social Networking Sites; Facebook addiction; young adults; family communication; self differentiation
Issue Date: 29-Jul-2019
Serial title, monograph or event: A Adição ao Facebook em Jovens Adultos Portugueses: A influência de variáveis sociodemográficas, da comunicação familiar e da diferenciação do self
Place of publication or event: FPCEUC
Abstract: A Adição ao Facebook em Jovens Adultos Portugueses: Ainfluência de variáveis sociodemográficas, da comunicaçãofamiliar e da diferenciação do SelfResumo: A crescente utilização das redes sociais coloca-as entre as atividades mais realizadas online. O Facebook, em particular, ganha cada vez mais utilizadores e para alguns indivíduos pode tornar-se num comportamento aditivo online. Neste sentido, a presente investigação tem como principal objetivo avaliar a influência de fatores sociodemográficos (e.g., sexo, idade), individuais (diferenciação do self) e familiares (comunicação familiar com ambos os progenitores) na adição ao Facebook, em jovens adultos portugueses (dos 18 aos 30 anos). Para o efeito foi recolhida uma amostra de 403 participantes e aplicado um protocolo com diversos instrumentos (e.g., COMPA, BSI, DSI-R, BFAS). Os resultados demonstraram que indivíduos: (1) do sexo feminino, (2) com idades entre os 24 e 30 anos, (3) com uma baixa diferenciação do self, (4) que se distanciam física ou emocionalmente de outros significativos (cut-off emocional) e (5) que utilizam na comunicação com os seus progenitores um padrão negativo possuem maior adição ao Facebook. Outros indicadores psicopatológicos (depressão, ansiedade e sensibilidade interpessoal) foram também analisados revelando estarem associados a este tipo de adição. Deste modo, espera-se que este estudo possa contribuir para o campo da investigação das adições online e ter repercussões no âmbito da prevenção e intervenção clínica.
The Facebook Addiction in Portuguese Young Adults: The influence ofsociodemografic factors, family communication and self differentiationAbstract: The increasing use of social networking sites them among the most executed online activities. Facebook, in particular, is gaining more and more users each day. Studies have shown that, for some individuals, using Facebook can become an additive behaviour online. In this sense, the main objective of the present research is to evaluate the influence of sociodemografic factors (e.g., gender, age), individual (self differentiation) and family (family communication with both parents) in addiction to Facebook in young Portuguese adults (from 18 to 30 years). For this purpose, a sample of 403 participants was collected and a protocol was applied with several instruments (e.g., COMPA, BSI, DSI-R, BFAS). The results showed that individuals: (1) female, (2) between the ages of 24 and 30 years, (3) with low self differentiation, (4) physical or emotion distance from significant others (emotional cut-off) and (5) a negative communication pattern with their parents have greater addiction to Facebook. Other psychopathological indicators were also analysed (depression, anxiety and interpersonal sensitivity) revealed influence in this type of addiction. It is expected that this study may contribute to the online addition’s field of investigation and that it may have repercussions in the field of prevention and clinical intervention.Key Words: Social Networking Sites; Facebook; Facebook addiction; youngadults; family communication; self differentiation.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94771
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons