Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/46413
Título: | Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas Curriculares | Autor: | Nunes, João Paulo Avelãs | Palavras-chave: | Historiografia; Didáctica da História; Ciência; Tecnologia; História nova | Data: | 2015 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Revista Portuguesa de História | Volume: | 46 | Número: | 1 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Analisa-se neste artigo a forma como em Portugal se concebe e se estrutura, numa sociedade e com um Estado democráticos, o relacionamento entre a historiografia — a investigação em história, arqueologia e história da arte — e a leccionação de unidades curriculares de História no ensino não superior. Utiliza-se, para o efeito, enquanto amostra tida como representativa, o recente processo de elaboração e debate público, aprovação e aplicação das Metas Curriculares para as disciplinas de História e Geografia de Portugal (2º Ciclo do EB) e de História (3º Ciclo do EB). O autor do presente texto integrou o grupo de trabalho responsável pela elaboração das referidas Metas Curriculares. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46413 | ISSN: | 0870.4147 | DOI: | 10.14195/0870-4147_46_22 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Separata digital Metas curriculares.pdf | 365.99 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.