Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/28421
Título: Evolução da componente intelectual no trabalho
Autor: Tadeu, Marco 
Orientador: Fernandes, Sandra
Alcoforado, Luis
Palavras-chave: Formação profissional; Organização do trabalho
Data: 2014
Título da revista, periódico, livro ou evento: Evolução da componente intelectual no trabalho
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo contribuir para a partilha do conhecimento sobre a evolução da componente intelectual no trabalho e as modificações ocorridas na forma de organizar o trabalho, após a frequência de ações de formação profissional, no setor do armazém da empresa Sanitana, S.A. sita em Anadia, Portugal, estudo de caso deste nosso trabalho. Tendo em atenção os objectivos propostos para este estudo, optámos por realizar uma investigação que combinou as abordagens quantitativa (questionário, n=17) e qualitativa (entrevistas, n=6), junto dos colaboradores do setor do armazém da empresa Sanitana, S.A.. A tese encontra-se estruturada em duas partes, na parte teórica (Parte I), sistematizou-se uma revisão geral de literatura sobre os efeitos da formação profissional, com especial incidência para as modificações ocorridas na forma de organizar o trabalho e, especialmente, no trabalho em si, isto é, se estas duas realidades convergem para a maior utilização da componente intelectual em detrimento da componente manual, pelo menos, para uma determinada categoria de trabalhadores, após terem frequentado ações de formação. Na segunda parte (Parte II), apresenta-se o estudo onde se analisa empiricamente toda esta problemática e correspondentes resultados, tendo em conta, que a formação profissional é um processo através do qual os indivíduos adquirem conhecimentos e competências para o desempenho das suas funções profissionais, e que a aquisição de conhecimentos no âmbito profissional influencia o formando/colaborador (Marques, 2009). Este estudo deu origem a contribuições teóricas, empíricas e práticas que importam destacar, nomeadamente a importância da implicação dos efeitos da formação profissional em ambiente de trabalho após a frequência de ações de formação. No que concerne ao estudo empírico desenvolvido, as evidências resultantes podem contribuir para o enriquecimento da literatura existente, enfatizando-se a maior utilização da componente intelectual em detrimento da componente manual, para uma determinada categoria de trabalhadores, após terem frequentado ações de formação. Quanto às implicações práticas, os resultados obtidos permitem sugerir algumas estratégias relevantes para aumentar os efeitos referidos da formação profissional em contexto de trabalho.
The main objective of this dissertation is to contribute to the knowledge about the evolution of intellectual component in work, and the modifications in the form of organizing work, after the participation in training courses, in the warehouse sector of the company Sanitana, S.A., placed in Anadia, Portugal, our work case study. Noting the main objectives of this study, we opted to conduct an investigation that combined either quantitative approaches (questionnaire, n = 17) and qualitative approaches (interviews, n = 6) to the employees of the company warehouse sector of the company Sanitana, SA industry. The thesis is structured in two parts, in the theoretical part (Part I), systematized to a general review of the literature on the effects of training, with a particular focus on changes occurring in the forms of organizing work and especially in the work itself (that is, if these two realities point to greater use of the intellectual component at the expense of manual component, at least for a certain category of workers, having attended training activities). The second part (Part II) presents the empiricalstudy where this whole issue is examined and corresponding results, given that the training is a process through which individuals acquire knowledge and skills for the performance of official duties, and which the acquisition of knowledge has influence in the professional graduate / employee (MARQUES, 2009) The study resulted in theoretical contributions, empirical and practical matters that highlight the importance of involving the effects of training in the workplace after the participation in training activities. Regarding the empirical level, the work can contribute to the enrichment of the existing literature, showing the relationship between the increased use of the intellectual component at the expense of manual component for a particular category of workers, having attended training activities. About the practical implications, the results may suggest some strategies to increase the effects of such training in the workplace.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28421
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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