Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28421
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFernandes, Sandra-
dc.contributor.advisorAlcoforado, Luis-
dc.contributor.authorTadeu, Marco-
dc.date.accessioned2015-03-02T16:12:45Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/28421-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO presente trabalho tem como principal objetivo contribuir para a partilha do conhecimento sobre a evolução da componente intelectual no trabalho e as modificações ocorridas na forma de organizar o trabalho, após a frequência de ações de formação profissional, no setor do armazém da empresa Sanitana, S.A. sita em Anadia, Portugal, estudo de caso deste nosso trabalho. Tendo em atenção os objectivos propostos para este estudo, optámos por realizar uma investigação que combinou as abordagens quantitativa (questionário, n=17) e qualitativa (entrevistas, n=6), junto dos colaboradores do setor do armazém da empresa Sanitana, S.A.. A tese encontra-se estruturada em duas partes, na parte teórica (Parte I), sistematizou-se uma revisão geral de literatura sobre os efeitos da formação profissional, com especial incidência para as modificações ocorridas na forma de organizar o trabalho e, especialmente, no trabalho em si, isto é, se estas duas realidades convergem para a maior utilização da componente intelectual em detrimento da componente manual, pelo menos, para uma determinada categoria de trabalhadores, após terem frequentado ações de formação. Na segunda parte (Parte II), apresenta-se o estudo onde se analisa empiricamente toda esta problemática e correspondentes resultados, tendo em conta, que a formação profissional é um processo através do qual os indivíduos adquirem conhecimentos e competências para o desempenho das suas funções profissionais, e que a aquisição de conhecimentos no âmbito profissional influencia o formando/colaborador (Marques, 2009). Este estudo deu origem a contribuições teóricas, empíricas e práticas que importam destacar, nomeadamente a importância da implicação dos efeitos da formação profissional em ambiente de trabalho após a frequência de ações de formação. No que concerne ao estudo empírico desenvolvido, as evidências resultantes podem contribuir para o enriquecimento da literatura existente, enfatizando-se a maior utilização da componente intelectual em detrimento da componente manual, para uma determinada categoria de trabalhadores, após terem frequentado ações de formação. Quanto às implicações práticas, os resultados obtidos permitem sugerir algumas estratégias relevantes para aumentar os efeitos referidos da formação profissional em contexto de trabalho.por
dc.description.abstractThe main objective of this dissertation is to contribute to the knowledge about the evolution of intellectual component in work, and the modifications in the form of organizing work, after the participation in training courses, in the warehouse sector of the company Sanitana, S.A., placed in Anadia, Portugal, our work case study. Noting the main objectives of this study, we opted to conduct an investigation that combined either quantitative approaches (questionnaire, n = 17) and qualitative approaches (interviews, n = 6) to the employees of the company warehouse sector of the company Sanitana, SA industry. The thesis is structured in two parts, in the theoretical part (Part I), systematized to a general review of the literature on the effects of training, with a particular focus on changes occurring in the forms of organizing work and especially in the work itself (that is, if these two realities point to greater use of the intellectual component at the expense of manual component, at least for a certain category of workers, having attended training activities). The second part (Part II) presents the empiricalstudy where this whole issue is examined and corresponding results, given that the training is a process through which individuals acquire knowledge and skills for the performance of official duties, and which the acquisition of knowledge has influence in the professional graduate / employee (MARQUES, 2009) The study resulted in theoretical contributions, empirical and practical matters that highlight the importance of involving the effects of training in the workplace after the participation in training activities. Regarding the empirical level, the work can contribute to the enrichment of the existing literature, showing the relationship between the increased use of the intellectual component at the expense of manual component for a particular category of workers, having attended training activities. About the practical implications, the results may suggest some strategies to increase the effects of such training in the workplace.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectOrganização do trabalhopor
dc.titleEvolução da componente intelectual no trabalhopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleEvolução da componente intelectual no trabalhopor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201446138-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4425-7011-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE - Marco Tadeu.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 20

636
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

366
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.