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https://hdl.handle.net/10316/20205
Title: | Avaliação pelo método dos elementos finitos das cargas críticas de "Bending-Buckling". | Authors: | Pais, Daniel Gomes | Orientador: | Amaro, Ana Paula Bettencourt Martins Neto, Maria Augusta |
Keywords: | Flambagem em Flexão; Materiais Compósitos; Elementos Finitos | Issue Date: | Jul-2011 | Citation: | PAIS, Daniel Gomes - Avaliação pelo método dos elementos finitos das cargas críticas de "Bending-Buckling". Coimbra:[s.n]. Dissertação de Mestrado | Serial title, monograph or event: | Avaliação pelo método dos elementos finitos das cargas críticas de "Bending-Buckling" | Place of publication or event: | Coimbra,2011 | Abstract: | Na última década, a utilização de materiais compósitos na indústria aeroespacial tem aumentado consideravelmente. A sua aplicação deixou de ser unicamente em componentes secundários, tais como superfícies de controlo de voo, e passou a ser na construção da estrutura do avião. O conhecimento das cargas críticas é essencial no projecto estrutural dos componentes, como por exemplo de uma aeronave, nomeadamente, na previsão da intensidade dos ventos laterais que a asa pode suportar sem entrar em rotura. O Bending Buckling, ou seja, flambagem em flexão, ocorre quando a deformação atinge um nível crítico e a estrutura fica instável fazendo com que surjam deslocamentos fora do plano de solicitação que, inclusivamente, são superiores aos deslocamentos verificados no plano. Nesta sequência, e dado o facto de ainda não se encontrar disponível na literatura referências significativas do efeito conjunto Bending-Buckling em materiais compósitos, surge esta dissertação com o objectivo de determinar o valor da carga crítica para a qual ocorre esse efeito, através do software VABS e DYMORE, pela análise de elementos finitos. Neste caso em concreto, serão analisados laminados compósitos com diferentes orientações, de matriz orgânica, nomeadamente matriz termoendurecível em epóxido, reforçada com fibras contínuas de vidro-E. | Description: | Dissertação de mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/20205 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
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