Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/19968
Título: | Relatório final de estágio pedagógico | Autor: | Galamba, Carlos Manuel Rodrigues | Orientador: | Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro Miranda, António |
Palavras-chave: | Estagiários de educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica | Data: | 2010 | Resumo: | Neste resumo, o Professor Estagiário fará uma referência breve aos aspectos mais relevantes que aconteceram ao longo deste ano lectivo, durante a realização deste Estágio Pedagógico. Este contempla um conjunto de tarefas que proporcionam a organização, estruturação e realização do processo de ensino-aprendizagem. Estas actividades provocam nos intervenientes, a tomada de consciência de como o ensino é estruturado e de como é realizado e, é neste momento que temos que ter consciência da importância dos conhecimentos adquiridos e da sua aplicação em situações reais de leccionação. Começou então uma nova etapa, e como tal, surge sempre acompanhada de alguns medos, receios e expectativas, como resultado dos conhecimentos já adquiridos ao longo da nossa vida, quer sejam de carácter pessoal, académico ou profissional. Neste caso os principais receios tinham a ver sobretudo com a Escola, o Orientador, o Co-Orientador o Núcleo de Estágio e a Turma. Ultrapassados os receios iniciais, houve a necessidade de começar a planear, para tal foi necessário conhecer a Escola (espaços e materiais), os programas e a turma em actividade. Aqui, começou a sentir a importância que o trabalho de grupo tem na realização de projectos com qualidade acrescida. Durante a sua intervenção pedagógica e no sentido de fomentar o sucesso dos seus alunos o professor promoveu aprendizagens no âmbito de um currículo, com base numa relação pedagógica de qualidade, integrando, com critérios de rigor científico e metodológico e conhecimentos das áreas que o alicerçam. Procurou criar um clima positivo em todas as suas aulas, com dinâmica e com elevado tempo de empenhamento motor e efectivo de aprendizagem, não descurando as outras duas grandes dimensões, Gestão e Instrução. Reconhece que este ano foi bastante enriquecedor em termos de conhecimentos adquiridos. Conhecimentos tão abrangentes quanto a complexidade e diversidade que o desenvolvimento de uma actividade no meio escolar, seja ela qual for, proporcionam. Considera importante não só a formação contínua na sua área científica mas também noutras áreas do saber. Reconhece a importância que a supervisão pedagógica teve na sua formação e evolução enquanto professor ao longo deste ano lectivo. | Descrição: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Física da Univ. de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/19968 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório Final de Estágio Pedagógico.pdf | 585.53 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
RESUMO.pdf | 143.43 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
ABSTRACT.pdf | 146.06 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
334
Visto em 13/ago/2024
Downloads 5
7.540
Visto em 13/ago/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.