Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/19968
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro | - |
dc.contributor.advisor | Miranda, António | - |
dc.contributor.author | Galamba, Carlos Manuel Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2012-05-11T14:13:23Z | - |
dc.date.available | 2012-05-11T14:13:23Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/19968 | - |
dc.description | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Física da Univ. de Coimbra | por |
dc.description.abstract | Neste resumo, o Professor Estagiário fará uma referência breve aos aspectos mais relevantes que aconteceram ao longo deste ano lectivo, durante a realização deste Estágio Pedagógico. Este contempla um conjunto de tarefas que proporcionam a organização, estruturação e realização do processo de ensino-aprendizagem. Estas actividades provocam nos intervenientes, a tomada de consciência de como o ensino é estruturado e de como é realizado e, é neste momento que temos que ter consciência da importância dos conhecimentos adquiridos e da sua aplicação em situações reais de leccionação. Começou então uma nova etapa, e como tal, surge sempre acompanhada de alguns medos, receios e expectativas, como resultado dos conhecimentos já adquiridos ao longo da nossa vida, quer sejam de carácter pessoal, académico ou profissional. Neste caso os principais receios tinham a ver sobretudo com a Escola, o Orientador, o Co-Orientador o Núcleo de Estágio e a Turma. Ultrapassados os receios iniciais, houve a necessidade de começar a planear, para tal foi necessário conhecer a Escola (espaços e materiais), os programas e a turma em actividade. Aqui, começou a sentir a importância que o trabalho de grupo tem na realização de projectos com qualidade acrescida. Durante a sua intervenção pedagógica e no sentido de fomentar o sucesso dos seus alunos o professor promoveu aprendizagens no âmbito de um currículo, com base numa relação pedagógica de qualidade, integrando, com critérios de rigor científico e metodológico e conhecimentos das áreas que o alicerçam. Procurou criar um clima positivo em todas as suas aulas, com dinâmica e com elevado tempo de empenhamento motor e efectivo de aprendizagem, não descurando as outras duas grandes dimensões, Gestão e Instrução. Reconhece que este ano foi bastante enriquecedor em termos de conhecimentos adquiridos. Conhecimentos tão abrangentes quanto a complexidade e diversidade que o desenvolvimento de uma actividade no meio escolar, seja ela qual for, proporcionam. Considera importante não só a formação contínua na sua área científica mas também noutras áreas do saber. Reconhece a importância que a supervisão pedagógica teve na sua formação e evolução enquanto professor ao longo deste ano lectivo. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Estagiários de educação física | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | Relatório final de estágio pedagógico | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Sports Sciences and Physical Education | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório Final de Estágio Pedagógico.pdf | 585.53 kB | Adobe PDF | View/Open | |
RESUMO.pdf | 143.43 kB | Adobe PDF | View/Open | |
ABSTRACT.pdf | 146.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
334
checked on Aug 13, 2024
Download(s) 5
7,540
checked on Aug 13, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.