Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/19732
Title: Hábitos, métodos de estudo e ansiedade perantes os exames dos alunos do 2º ano do curso de educação física e de ciências do desporto da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, no ano lectivo de 2007/2008
Authors: Rodrigues, Rita Leonor Ribeiro 
Orientador: Ramos, Susana
Keywords: Ansiedade--exames; Alunos--ciências do desporto; Métodos de estudo; Hábitos de estudo--ensino superior
Issue Date: 2008
Abstract: O objectivo do presente estudo é identificar os hábitos, métodos de estudo e ansiedade perante os exames nos cursos de Educação Física e Ciências do Desporto, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC), no ano lectivo de 2007/2008. A nossa pesquisa literária centra-se nos métodos, hábitos e estratégias de estudo e ainda no universo da ansiedade e stress relacionados com o desempenho académico. No que concerne à metodologia, a amostra é constituída por 51 alunos do 2º ano do curso de Educação Física e do curso de Desporto, com idades compreendidas entre os 18 e os 31 anos. O sexo masculino é dominante, apresentando 34 indivíduos (66,7%) e o sexo feminino 17 indivíduos (33,3%). Os instrumentos de avaliação utilizados neste estudo foram um questionário que incluía um “Inventário de Estratégias de Estudo e de Aprendizagem” e um “Questionário de Ansiedade Perante os Exames”, incluindo a “Escala de Ansiedade de Zung”. Estes questionários foram aplicados em Novembro de 2007. O tratamento dos dados foi realizado através do programa estatístico SPSS, versão 15.0 para Windows, sendo construídas tabelas de estatística descritiva e de frequência para variáveis quantitativas e tabelas de frequência para variáveis qualitativas. Conforme os resultados obtidos, podemos mencionar que relativamente à percentagem de inquiridos que obtiveram pontuações positivas nos factores correspondentes às Estratégias de Estudo e de Aprendizagem, estes são, por ordem decrescente: a “Motivação”, a “Selecção das ideias principais”, a “Auto-verificação”, a “Atitude”, o “Processamento da informação”, a “Concentração”, os “Auxiliares de estudo”, as “Estratégias de verificação”, a “Ansiedade”, e a “Organização do tempo”, tendo todas obtido percentagens superiores a 80%. Os estudantes apontaram que, perante uma oral, não se sentem à vontade, no entanto perante uma discussão de um trabalho, bem como um exame escrito dizem sentir-se “À vontade” ou “Bastante à vontade”, pelo que no que respeita à sensação de ansiedade relativamente às orais, aos exames escritos e às apresentações de trabalhos, os estudantes sentem muito mais ansiedade nas orais.
Description: Dissertação de licenciatura em educação física apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/19732
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Vários

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

455
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 5

7,324
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.