Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/19732
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ramos, Susana | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Rita Leonor Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2012-04-27T15:30:20Z | - |
dc.date.available | 2012-04-27T15:30:20Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/19732 | - |
dc.description | Dissertação de licenciatura em educação física apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. | por |
dc.description.abstract | O objectivo do presente estudo é identificar os hábitos, métodos de estudo e ansiedade perante os exames nos cursos de Educação Física e Ciências do Desporto, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC), no ano lectivo de 2007/2008. A nossa pesquisa literária centra-se nos métodos, hábitos e estratégias de estudo e ainda no universo da ansiedade e stress relacionados com o desempenho académico. No que concerne à metodologia, a amostra é constituída por 51 alunos do 2º ano do curso de Educação Física e do curso de Desporto, com idades compreendidas entre os 18 e os 31 anos. O sexo masculino é dominante, apresentando 34 indivíduos (66,7%) e o sexo feminino 17 indivíduos (33,3%). Os instrumentos de avaliação utilizados neste estudo foram um questionário que incluía um “Inventário de Estratégias de Estudo e de Aprendizagem” e um “Questionário de Ansiedade Perante os Exames”, incluindo a “Escala de Ansiedade de Zung”. Estes questionários foram aplicados em Novembro de 2007. O tratamento dos dados foi realizado através do programa estatístico SPSS, versão 15.0 para Windows, sendo construídas tabelas de estatística descritiva e de frequência para variáveis quantitativas e tabelas de frequência para variáveis qualitativas. Conforme os resultados obtidos, podemos mencionar que relativamente à percentagem de inquiridos que obtiveram pontuações positivas nos factores correspondentes às Estratégias de Estudo e de Aprendizagem, estes são, por ordem decrescente: a “Motivação”, a “Selecção das ideias principais”, a “Auto-verificação”, a “Atitude”, o “Processamento da informação”, a “Concentração”, os “Auxiliares de estudo”, as “Estratégias de verificação”, a “Ansiedade”, e a “Organização do tempo”, tendo todas obtido percentagens superiores a 80%. Os estudantes apontaram que, perante uma oral, não se sentem à vontade, no entanto perante uma discussão de um trabalho, bem como um exame escrito dizem sentir-se “À vontade” ou “Bastante à vontade”, pelo que no que respeita à sensação de ansiedade relativamente às orais, aos exames escritos e às apresentações de trabalhos, os estudantes sentem muito mais ansiedade nas orais. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ansiedade--exames | por |
dc.subject | Alunos--ciências do desporto | por |
dc.subject | Métodos de estudo | por |
dc.subject | Hábitos de estudo--ensino superior | por |
dc.title | Hábitos, métodos de estudo e ansiedade perantes os exames dos alunos do 2º ano do curso de educação física e de ciências do desporto da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, no ano lectivo de 2007/2008 | por |
dc.type | bachelorThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairetype | bachelorThesis | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Sports Sciences and Physical Education | - |
Appears in Collections: | FCDEF - Vários |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Anexo 16 - questionário.pdf | 866.43 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Anexos Monografia Rita Rodrigues.pdf | 776.17 kB | Adobe PDF | View/Open | |
capa Monografia Rita Rodrigues.pdf | 46.45 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Monografia Rita Rodrigues.pdf | 526.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
455
checked on Apr 23, 2024
Download(s) 5
7,337
checked on Apr 23, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.