Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/19732
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRamos, Susana-
dc.contributor.authorRodrigues, Rita Leonor Ribeiro-
dc.date.accessioned2012-04-27T15:30:20Z-
dc.date.available2012-04-27T15:30:20Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/19732-
dc.descriptionDissertação de licenciatura em educação física apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractO objectivo do presente estudo é identificar os hábitos, métodos de estudo e ansiedade perante os exames nos cursos de Educação Física e Ciências do Desporto, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC), no ano lectivo de 2007/2008. A nossa pesquisa literária centra-se nos métodos, hábitos e estratégias de estudo e ainda no universo da ansiedade e stress relacionados com o desempenho académico. No que concerne à metodologia, a amostra é constituída por 51 alunos do 2º ano do curso de Educação Física e do curso de Desporto, com idades compreendidas entre os 18 e os 31 anos. O sexo masculino é dominante, apresentando 34 indivíduos (66,7%) e o sexo feminino 17 indivíduos (33,3%). Os instrumentos de avaliação utilizados neste estudo foram um questionário que incluía um “Inventário de Estratégias de Estudo e de Aprendizagem” e um “Questionário de Ansiedade Perante os Exames”, incluindo a “Escala de Ansiedade de Zung”. Estes questionários foram aplicados em Novembro de 2007. O tratamento dos dados foi realizado através do programa estatístico SPSS, versão 15.0 para Windows, sendo construídas tabelas de estatística descritiva e de frequência para variáveis quantitativas e tabelas de frequência para variáveis qualitativas. Conforme os resultados obtidos, podemos mencionar que relativamente à percentagem de inquiridos que obtiveram pontuações positivas nos factores correspondentes às Estratégias de Estudo e de Aprendizagem, estes são, por ordem decrescente: a “Motivação”, a “Selecção das ideias principais”, a “Auto-verificação”, a “Atitude”, o “Processamento da informação”, a “Concentração”, os “Auxiliares de estudo”, as “Estratégias de verificação”, a “Ansiedade”, e a “Organização do tempo”, tendo todas obtido percentagens superiores a 80%. Os estudantes apontaram que, perante uma oral, não se sentem à vontade, no entanto perante uma discussão de um trabalho, bem como um exame escrito dizem sentir-se “À vontade” ou “Bastante à vontade”, pelo que no que respeita à sensação de ansiedade relativamente às orais, aos exames escritos e às apresentações de trabalhos, os estudantes sentem muito mais ansiedade nas orais.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAnsiedade--examespor
dc.subjectAlunos--ciências do desportopor
dc.subjectMétodos de estudopor
dc.subjectHábitos de estudo--ensino superiorpor
dc.titleHábitos, métodos de estudo e ansiedade perantes os exames dos alunos do 2º ano do curso de educação física e de ciências do desporto da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, no ano lectivo de 2007/2008por
dc.typebachelorThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypebachelorThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
Appears in Collections:FCDEF - Vários
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s) 50

455
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 5

7,337
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.