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Título: Nivel de stress dos alunos do 1º ano da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra : um estudo descritivo
Autor: Sarmento, Hugo Miguel Borges 
Orientador: Ramos, Susana
Palavras-chave: Stress; Bateria de testes; Coping; Estudantes de educação física; Psicologia do desporto
Data: 2004
Resumo: Pretendemos, com este estudo, identificar e caracterizar tipos de relações existentes entre: o tipo de personalidade e o stress no estudante; o tipo de personalidade e os mecanismos de coping; os mecanismos de coping e o stress no estudante, verificando em que medida este estudo estaria de acordo com os dados disponíveis na bibliografia. A amostra foi constituída por 51 alunos do primeiro ano do Curso de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (32 do sexo masculino e 19 do sexo feminino). Após uma apreciação geral do estado da investigação neste campo – conceito de stress, factores indutores, resposta, consequências e conceito de coping e locus de controlo, forma como o stress afecta os estudantes, e especificamente os estudantes do Curso de Ciências do Desporto e Educação Física, conceito de Personalidade e a forma como este se relaciona com o stress; - foi aplicada uma bateria de questionários constituída por: 1- Questionário de Identificação; 2 – Questionário de Escala de Nível de Stress nos Estudantes (N.I.S.E.S.T.E); 3- Questionário de Personalidade (E.P.I); 4- Inventário de Resolução de Problemas (I.R.P.). Os resultados são apresentados e analisados através do recurso a técnicas de estatística descritiva. Verificámos que os estudantes mais introvertidos e de neuroticismo elevado são aqueles que menores níveis de stress apresentam; os indivíduos com estratégias de coping mais eficazes são aqueles que maior stress apresentam; os indivíduos de emocionalidade mais elevada são aqueles que, na globalidade, têm piores estratégias de coping, isto é, têm piores estratégias de resolução de problemas, de tal modo que em situações indutoras de stress têm tendência a pedir ajuda e a sentirem que a resolução de problemas está fora do seu alcance, os alunos com melhores defesas psicológicas são os que maior controlo apresentam sobre a sua agressividade expressa.
URI: https://hdl.handle.net/10316/18476
Direitos: openAccess
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