Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/17685
Título: | Relatório Final de Estágio Pedagógico | Autor: | Carvalho, Pedro Rafael Oliveira | Orientador: | Coelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada | Palavras-chave: | Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica | Data: | 2011 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Relatório Final de Estágio Pedagógico | Resumo: | Terminado um ano importantíssimo na minha vida académica, repleto de valiosas experiências que contribuíram significativamente para a minha formação profissional na área da docência da Educação Física, surge a necessidade de expor neste documento os aspectos que considero mais relevantes deste ano de Estágio Pedagógico. Assim sendo, a partir da análise do meu desempenho, irei apresentar, ao longo deste relatório, uma descrição do trabalho desenvolvido e uma reflexão estruturada que incluirão os parâmetros gerais de avaliação que estão associados às duas dimensões do Estágio Pedagógico. Relativamente à dimensão 1: Actividades de Ensino-Aprendizagem, irei abordar aspectos referentes às tarefas de Planeamento (plano anual, unidades didácticas e planos de aula), Intervenção Pedagógica/ Realização (instrução, gestão pedagógica, clima/disciplina e decisões de ajustamento) e Avaliação (diagnóstica, formativa e sumativa). Quanto à dimensão 2: Atitude Ético-Profissional, irei, igualmente, fazer uma reflexão do trabalho desenvolvido, focalizando pontos como a atitude e responsabilidade perante o trabalho de professor e dos vários actores, disponibilidade para participar activamente na vida da escola, participação em trabalho de grupo, assiduidade e pontualidade que representam competências essenciais para o desempenho de uma docência de excelência. Tendo em conta a riqueza de conhecimentos adquiridos num ano de estágio pedagógico, possibilitando a identificação de algumas das minhas lacunas na formação profissional, torna-se também pertinente referir as dificuldades sentidas e as formas de resolução, assim como a identificação das dificuldades a resolver ainda no futuro através da formação contínua. Por fim, apresentarei ainda as minhas conclusões acerca deste processo de formação, nomeadamente acerca do seu impacto no contexto escolar, da prática pedagógica supervisionada e da experiência pessoal e profissional que confere. Em suma, pretendo que este relatório seja um reflexo consciente e verdadeiro do trabalho desenvolvido no ano de Estágio Pedagógico, expondo e reflectindo pormenorizadamente os aspectos mais relevantes na formação de um professor de Educação Física. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/17685 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório Final de Estágio Pedagógico Pedro Carvalho.pdf | 239.13 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
267
Visto em 24/set/2024
Downloads
169
Visto em 24/set/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.