Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17685
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada-
dc.contributor.authorCarvalho, Pedro Rafael Oliveira-
dc.date.accessioned2011-11-24T14:59:06Z-
dc.date.available2011-11-24T14:59:06Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/17685-
dc.description.abstractTerminado um ano importantíssimo na minha vida académica, repleto de valiosas experiências que contribuíram significativamente para a minha formação profissional na área da docência da Educação Física, surge a necessidade de expor neste documento os aspectos que considero mais relevantes deste ano de Estágio Pedagógico. Assim sendo, a partir da análise do meu desempenho, irei apresentar, ao longo deste relatório, uma descrição do trabalho desenvolvido e uma reflexão estruturada que incluirão os parâmetros gerais de avaliação que estão associados às duas dimensões do Estágio Pedagógico. Relativamente à dimensão 1: Actividades de Ensino-Aprendizagem, irei abordar aspectos referentes às tarefas de Planeamento (plano anual, unidades didácticas e planos de aula), Intervenção Pedagógica/ Realização (instrução, gestão pedagógica, clima/disciplina e decisões de ajustamento) e Avaliação (diagnóstica, formativa e sumativa). Quanto à dimensão 2: Atitude Ético-Profissional, irei, igualmente, fazer uma reflexão do trabalho desenvolvido, focalizando pontos como a atitude e responsabilidade perante o trabalho de professor e dos vários actores, disponibilidade para participar activamente na vida da escola, participação em trabalho de grupo, assiduidade e pontualidade que representam competências essenciais para o desempenho de uma docência de excelência. Tendo em conta a riqueza de conhecimentos adquiridos num ano de estágio pedagógico, possibilitando a identificação de algumas das minhas lacunas na formação profissional, torna-se também pertinente referir as dificuldades sentidas e as formas de resolução, assim como a identificação das dificuldades a resolver ainda no futuro através da formação contínua. Por fim, apresentarei ainda as minhas conclusões acerca deste processo de formação, nomeadamente acerca do seu impacto no contexto escolar, da prática pedagógica supervisionada e da experiência pessoal e profissional que confere. Em suma, pretendo que este relatório seja um reflexo consciente e verdadeiro do trabalho desenvolvido no ano de Estágio Pedagógico, expondo e reflectindo pormenorizadamente os aspectos mais relevantes na formação de um professor de Educação Física.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório Final de Estágio Pedagógicopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.titleRelatório Final de Estágio Pedagógicopor
dc.peerreviewedYespor
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Final de Estágio Pedagógico Pedro Carvalho.pdf239.13 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

274
checked on Oct 15, 2024

Download(s)

169
checked on Oct 15, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.