Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/17674
Título: | Relatório Final de Estágio | Autor: | Ferreira, Rui Miguel Jerónimo | Orientador: | Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro | Palavras-chave: | Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica | Data: | 2011 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Relatório Final de Estágio | Resumo: | A educação escolar constitui um processo formativo sistemático e sequencial que ocorre em determinados momentos, em contextos específicos, durante períodos temporais definidos, através de pessoas especialmente preparadas para a tarefa de ensino e da aprendizagem, segundo estruturas e esquemas organizativos, de modo a avaliar e certificar a aquisição de qualificações previamente definidas (conhecimentos, aptidões e atitudes) (Ribeiro e Ribeiro, 1989). A realização deste Mestrado em ensino da Educação Física teve o intuito de melhorar a minha intervenção pedagógica em todos estes aspectos, através de um aumento de competências. Durante o Estágio Pedagógico leccionei duas turmas, uma de Educação Física e outra da disciplina de Dança. Os principais documentos elaborados em ambas as turmas foram: o plano anual, a caracterização da turma, as unidades didácticas, os planos de aulas, os programas de avaliação e os instrumentos de avaliação. Durante o estágio fiz o acompanhamento a uma Directora de Turma e participei na organização das actividades socioeducativas. Os resultados obtidos, que se traduzem na evolução ao longo do ano, mostram as competências adquiridas pelos alunos durante o processo educativo, especialmente na disciplina de Dança, a qual nunca tinha leccionado. Esta disciplina apela constantemente à imaginação, criatividade e iniciativa, onde os alunos tinham de reflectir criticamente sobre as suas actuações. Concluo que adquiri muitos conhecimentos que me permitirão intervir pedagogicamente de uma forma mais correcta no processo de ensino e da aprendizagem. O contacto com alunos de uma faixa etária mais elevada, com outros professores de educação física e de outras disciplinas, uma disciplina diferente, um contexto escolar diferente, o conhecimento da professora orientadora, foram alguns dos aspectos que permitiram atingir o objectivo inicial: ensinar com melhor qualidade. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/17674 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório Final de Estágio_Rui Ferreira_2009120436.pdf | 1.88 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
341
Visto em 13/ago/2024
Downloads 50
643
Visto em 13/ago/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.