Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/17674
Título: Relatório Final de Estágio
Autor: Ferreira, Rui Miguel Jerónimo 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Palavras-chave: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Data: 2011
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório Final de Estágio
Resumo: A educação escolar constitui um processo formativo sistemático e sequencial que ocorre em determinados momentos, em contextos específicos, durante períodos temporais definidos, através de pessoas especialmente preparadas para a tarefa de ensino e da aprendizagem, segundo estruturas e esquemas organizativos, de modo a avaliar e certificar a aquisição de qualificações previamente definidas (conhecimentos, aptidões e atitudes) (Ribeiro e Ribeiro, 1989). A realização deste Mestrado em ensino da Educação Física teve o intuito de melhorar a minha intervenção pedagógica em todos estes aspectos, através de um aumento de competências. Durante o Estágio Pedagógico leccionei duas turmas, uma de Educação Física e outra da disciplina de Dança. Os principais documentos elaborados em ambas as turmas foram: o plano anual, a caracterização da turma, as unidades didácticas, os planos de aulas, os programas de avaliação e os instrumentos de avaliação. Durante o estágio fiz o acompanhamento a uma Directora de Turma e participei na organização das actividades socioeducativas. Os resultados obtidos, que se traduzem na evolução ao longo do ano, mostram as competências adquiridas pelos alunos durante o processo educativo, especialmente na disciplina de Dança, a qual nunca tinha leccionado. Esta disciplina apela constantemente à imaginação, criatividade e iniciativa, onde os alunos tinham de reflectir criticamente sobre as suas actuações. Concluo que adquiri muitos conhecimentos que me permitirão intervir pedagogicamente de uma forma mais correcta no processo de ensino e da aprendizagem. O contacto com alunos de uma faixa etária mais elevada, com outros professores de educação física e de outras disciplinas, uma disciplina diferente, um contexto escolar diferente, o conhecimento da professora orientadora, foram alguns dos aspectos que permitiram atingir o objectivo inicial: ensinar com melhor qualidade.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17674
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório Final de Estágio_Rui Ferreira_2009120436.pdf1.88 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

341
Visto em 13/ago/2024

Downloads 50

643
Visto em 13/ago/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.