Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17674
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
dc.contributor.authorFerreira, Rui Miguel Jerónimo-
dc.date.accessioned2011-11-24T14:08:27Z-
dc.date.available2011-11-24T14:08:27Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/17674-
dc.description.abstractA educação escolar constitui um processo formativo sistemático e sequencial que ocorre em determinados momentos, em contextos específicos, durante períodos temporais definidos, através de pessoas especialmente preparadas para a tarefa de ensino e da aprendizagem, segundo estruturas e esquemas organizativos, de modo a avaliar e certificar a aquisição de qualificações previamente definidas (conhecimentos, aptidões e atitudes) (Ribeiro e Ribeiro, 1989). A realização deste Mestrado em ensino da Educação Física teve o intuito de melhorar a minha intervenção pedagógica em todos estes aspectos, através de um aumento de competências. Durante o Estágio Pedagógico leccionei duas turmas, uma de Educação Física e outra da disciplina de Dança. Os principais documentos elaborados em ambas as turmas foram: o plano anual, a caracterização da turma, as unidades didácticas, os planos de aulas, os programas de avaliação e os instrumentos de avaliação. Durante o estágio fiz o acompanhamento a uma Directora de Turma e participei na organização das actividades socioeducativas. Os resultados obtidos, que se traduzem na evolução ao longo do ano, mostram as competências adquiridas pelos alunos durante o processo educativo, especialmente na disciplina de Dança, a qual nunca tinha leccionado. Esta disciplina apela constantemente à imaginação, criatividade e iniciativa, onde os alunos tinham de reflectir criticamente sobre as suas actuações. Concluo que adquiri muitos conhecimentos que me permitirão intervir pedagogicamente de uma forma mais correcta no processo de ensino e da aprendizagem. O contacto com alunos de uma faixa etária mais elevada, com outros professores de educação física e de outras disciplinas, uma disciplina diferente, um contexto escolar diferente, o conhecimento da professora orientadora, foram alguns dos aspectos que permitiram atingir o objectivo inicial: ensinar com melhor qualidade.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório Final de Estágiopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.titleRelatório Final de Estágiopor
dc.peerreviewedYespor
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Final de Estágio_Rui Ferreira_2009120436.pdf1.88 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

349
checked on Sep 24, 2024

Download(s) 50

649
checked on Sep 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.