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https://hdl.handle.net/10316/12024
Título: | Atitudes os Alunos Face à Inclusão de Pares com Deficiência nas Aulas de Educação Física: Estudo Exploratório em Alunos dos 14 aos 16 Anos | Autor: | Nobre, Marco António Lourenço | Orientador: | Ferreira, José Pedro Leitão Campos, Maria João |
Palavras-chave: | Populações especiais; Inclusão social; Educação física--atitudes dos alunos | Data: | 2009 | Resumo: | A integração está dependente da forma como os alunos sem deficiência reagem à inclusão de pares com deficiência. Baseados na teoria do contacto, acreditamos que as atitudes possam ser melhoradas. Pretendemos então, aferir se o contacto entre estes alunos, irá provocar uma alteração favorável nas atitudes dos que não têm nenhuma deficiência. Para este efeito aplicámos um questionário (Children´s Attitudes Towards Integrated Physical Education – revised (CAIPE-R), de Block (1995) traduzido por Campos & Ferreira (2008), a uma amostra de cento e vinte e seis (N=126) alunos da Escola Secundária de Montemor-o-Velho, sendo que setenta e sete (N=77) são do género feminino e os restantes quarenta e nove (N=49) são do género masculino. Esta aplicação teve dois momentos, um pré-teste e um pós-teste. Relativamente à amostra podemos ainda referir que todos os indivíduos estão situados entre os catorze e os dezasseis anos de idade, inclusive (M=15,35; DP=0,570). O tratamento estatístico dos dados, permitiu-nos concluir que os alunos do género feminino não apresentam diferenças significativas no primeiro momento de aplicação (pré-teste), o que se altera no pós-teste, revelando atitudes globais da EF e atitudes face à alteração das regras, significativamente superiores aos indivíduos do género masculino. Outra variável que apresentou também diferenças significativas foi a existência de familiares ou amigos com deficiência, surgindo diferenças significativas para as atitudes específicas da EF. Quando comparámos o grupo experimental com o grupo de controlo no pré-teste, verificámos que existiam diferenças significativas a favor do primeiro em todas as atitudes. Após a intervenção, pudemos verificar que essas diferenças se dissiparam, devido a um aumento favorável das atitudes do grupo experimental, sugerindo que a actividade teve influências positivas. | Descrição: | Disponível em suporte de papel na Biblioteca da FCDEF-UC | URI: | https://hdl.handle.net/10316/12024 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FCDEF - Vários |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Abstract(8).pdf | 34.43 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Cap I - Introdução(9).pdf | 67.03 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Cap II - Revisão da Literatura (10).pdf | 156.77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Cap III - Metodologia(11).pdf | 71.93 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Cap IV - Apresentação dos Resultados Sem Pós Teste(12).pdf | 158.87 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Cap VI - Conclusões, recomendações e limitações(14).pdf | 64.76 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Cap V - Discussão de Resultados(13).pdf | 63.29 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Cap VII - Bibliografia(15).pdf | 118.17 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Índice Geral(3).pdf | 57.93 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Lista de Abreviaturas(6).pdf | 24.18 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Lista de Figuras(4).pdf | 22.44 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Lista de Tabelas(5).pdf | 28.78 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Capa e 1ª página (1).pdf | 21.33 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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