Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/113103
Título: Sobre o estudo da experiência religiosa no ensino da filosofia no ensino secundário
Outros títulos: On the Study of Religious Experience in the Teaching of Philosophy in Secondary Education
Autor: Patrício, Eugénia Carolina Vilaça Andorinha
Orientador: Sá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco
Rodrigues, Elsa Margarida da Silva
Palavras-chave: Education; Reflection; Philosophy of Religion; Religious Intolerance; Pedagogical Strategies; Educação; Reflexão; Filosofia da Religião; Intolerância Religiosa; Estratégias Pedagógicas
Data: 30-Out-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Sobre o estudo da experiência religiosa no ensino da filosofia no ensino secundário
Local de edição ou do evento: Escola Secundária de Camões
Resumo: O presente relatório de estágio, intitulado Sobre o Estudo da Experiência Religiosa no Ensino da Filosofia no Ensino Secundário, é uma parte integrante da unidade curricular Estágio e Relatório Final, do Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Este relatório serve como momento de reflexão da abordagem realizada à experiência religiosa no ensino da filosofia no ensino secundário à luz da experiência providenciada pela prática pedagógica supervisionada. Com isto, o relatório encontra-se dividido em três partes. A primeira é uma descrição e reflexão relativamente ao período em que o estágio decorreu, dando conta quer do contexto concreto em que ele se desenrolou, considerando o trabalho realizado ao longo desse período, quer do contexto mais geral, considerando as ambiguidades presentes nos documentos orientadores do ensino e refletindo sobre o papel da filosofia no ensino. A segunda parte justifica a escolha do domínio de investigação privilegiada partindo tanto da reflexão sobre a propagação da intolerância religiosa, como da observação das dificuldades que se colocam ao processo de ensino e aprendizagem devido às ambiguidades presentes nos documentos orientadores. A terceira parte é composta por uma proposta de abordagem à Filosofia da Religião, uma revisão dos conteúdos e estratégias pedagógicas que buscam superar os desafios apresentados à aprendizagem, permitindo, ao mesmo tempo, o alcance dos objetivos estabelecidos para o ensino da filosofia no ensino secundário.
The following internship report, entitled On the Study of Religious Experience in the Teaching of Philosophy in High Education, is an integral part of the curricular unit Estágio e Relatório Final [“Internship and Final Report”] of the Master's Degree in Teaching Philosophy in High School at Coimbra University’s Faculty of Letters. This report serves as a moment of reflection on the approach taken to the religious experience in the teaching of philosophy in high school in the light of the experience provided by the pedagogical practice.The report is divided in three parts. The initial portion comprises a narrative and analysis of the period during which the internship was conducted, taking into account both the specific context in which it occurred, the work produced during that period, and the more general context, examining the ambiguities in the teaching guidelines, and contemplating the impact of philosophy on the educational system. The second part justifies the choice of the privileged area of research, based both on reflection on the spread of religious intolerance and observation of the difficulties posed to the teaching and learning process due to the ambiguities present in the guiding documents. Lastly, the third part is a proposal for an approach to Philosophy of Religion, a review of the contents, and pedagogical strategies that seek to overcome the challenges presented to learning, while enabling the objectives established for teaching philosophy in high school to be achieved.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/113103
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
EugeniaPatricio_versaofinal.pdf6.08 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

43
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons