Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113103
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
dc.contributor.advisorRodrigues, Elsa Margarida da Silva-
dc.contributor.authorPatrício, Eugénia Carolina Vilaça Andorinha-
dc.date.accessioned2024-02-05T23:04:33Z-
dc.date.available2024-02-05T23:04:33Z-
dc.date.issued2023-10-30-
dc.date.submitted2024-02-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/113103-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio, intitulado Sobre o Estudo da Experiência Religiosa no Ensino da Filosofia no Ensino Secundário, é uma parte integrante da unidade curricular Estágio e Relatório Final, do Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Este relatório serve como momento de reflexão da abordagem realizada à experiência religiosa no ensino da filosofia no ensino secundário à luz da experiência providenciada pela prática pedagógica supervisionada. Com isto, o relatório encontra-se dividido em três partes. A primeira é uma descrição e reflexão relativamente ao período em que o estágio decorreu, dando conta quer do contexto concreto em que ele se desenrolou, considerando o trabalho realizado ao longo desse período, quer do contexto mais geral, considerando as ambiguidades presentes nos documentos orientadores do ensino e refletindo sobre o papel da filosofia no ensino. A segunda parte justifica a escolha do domínio de investigação privilegiada partindo tanto da reflexão sobre a propagação da intolerância religiosa, como da observação das dificuldades que se colocam ao processo de ensino e aprendizagem devido às ambiguidades presentes nos documentos orientadores. A terceira parte é composta por uma proposta de abordagem à Filosofia da Religião, uma revisão dos conteúdos e estratégias pedagógicas que buscam superar os desafios apresentados à aprendizagem, permitindo, ao mesmo tempo, o alcance dos objetivos estabelecidos para o ensino da filosofia no ensino secundário.por
dc.description.abstractThe following internship report, entitled On the Study of Religious Experience in the Teaching of Philosophy in High Education, is an integral part of the curricular unit Estágio e Relatório Final [“Internship and Final Report”] of the Master's Degree in Teaching Philosophy in High School at Coimbra University’s Faculty of Letters. This report serves as a moment of reflection on the approach taken to the religious experience in the teaching of philosophy in high school in the light of the experience provided by the pedagogical practice.The report is divided in three parts. The initial portion comprises a narrative and analysis of the period during which the internship was conducted, taking into account both the specific context in which it occurred, the work produced during that period, and the more general context, examining the ambiguities in the teaching guidelines, and contemplating the impact of philosophy on the educational system. The second part justifies the choice of the privileged area of research, based both on reflection on the spread of religious intolerance and observation of the difficulties posed to the teaching and learning process due to the ambiguities present in the guiding documents. Lastly, the third part is a proposal for an approach to Philosophy of Religion, a review of the contents, and pedagogical strategies that seek to overcome the challenges presented to learning, while enabling the objectives established for teaching philosophy in high school to be achieved.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducationeng
dc.subjectReflectioneng
dc.subjectPhilosophy of Religioneng
dc.subjectReligious Intoleranceeng
dc.subjectPedagogical Strategieseng
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectFilosofia da Religiãopor
dc.subjectIntolerância Religiosapor
dc.subjectEstratégias Pedagógicaspor
dc.titleSobre o estudo da experiência religiosa no ensino da filosofia no ensino secundáriopor
dc.title.alternativeOn the Study of Religious Experience in the Teaching of Philosophy in Secondary Educationeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationEscola Secundária de Camões-
degois.publication.titleSobre o estudo da experiência religiosa no ensino da filosofia no ensino secundáriopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203511590-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPatrício, Eugénia Carolina Vilaça Andorinha::0009-0006-2074-4260-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriDomingues, João da Costa-
uc.degree.elementojuriRodrigues, Elsa Margarida da Silva-
uc.degree.elementojuriUmbelino, Luís António Ferreira Correia-
uc.contributor.advisorSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
uc.contributor.advisorRodrigues, Elsa Margarida da Silva-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
EugeniaPatricio_versaofinal.pdf6.08 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

43
checked on Aug 14, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons