Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/99546
Título: Aprender vocabulário fora das paredes da sala de aula
Autor: Soares, Rute 
Carecho, Judite 
Fernandes, Anabela 
Editor: García-Ruiz, Rosa
Pérez-Escoda, Ana
Guzmán-Franco, Dolores
Palavras-chave: Dispositivos móveis; Aprendizagem autónoma; Aprendizagem de vocabulário; Alemão como língua estrangeira; Materiais de ensino-aprendizagem
Data: 2018
Editora: Egregius Editiones
Título da revista, periódico, livro ou evento: Dispositivos móviles en el aula: docentes y estudiantes prosumidores en la era digital
Local de edição ou do evento: Espanha
Resumo: A aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira é tarefa que não pode estar confinada às paredes da sala de aula. Procurando ultrapassar modos tradicionais de aprendizagem do léxico e a limitação do contacto com a língua ao tempo/espaço da aula, criámos o projeto Aprendizagem Autónoma de Alemão através do Léxico (ALEX), que tem, em 2017-18, a sua fase-piloto, sendo testado em turmas de Alemão da FLUC. Após uma caracterização do público-alvo, foi criado um blogue onde é disponibilizada informação sobre diferentes maneiras de aprender vocabulário, assim como sobre recursos digitais para que os estudantes possam aprender vocabulário lecionado nas aulas através de atividades realizadas de forma autónoma e flexível, fora das aulas. As aplicações escolhidas para a criação de exercícios interativos são o dicionário Leo, o Quizlet e o Learning Apps, disponíveis para computador, tablet e telemóvel. Os dados de utilização recolhidos e os inquéritos realizados mostram a utilização tanto de recursos tecnológicos como de estratégias não tecnológicas, mas também a preferência pelas ferramentas digitais, nomeadamente as que estão associadas ao telemóvel. No entanto, os hábitos de uso dos dispositivos tecnológicos para fins sociais e recreativos que caracterizam os alunos não correspondem a igual apetência e eficácia no uso de ferramentas tecnológicas para a aprendizagem. Os índices de participação, que ficam aquém das expectativas iniciais, sugerem ainda a necessidade de sensibilização para a importância do trabalho de vocabulário e da atividade autónoma, assim como de treino específico para o uso eficaz das ferramentas colocadas à disposição dos alunos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99546
ISBN: 9788417270841
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CELGA - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Soares_Carecho_Fernandes_2018.pdf870.54 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

105
Visto em 9/abr/2024

Downloads

57
Visto em 9/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons