Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/99546
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Rute | - |
dc.contributor.author | Carecho, Judite | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Anabela | - |
dc.contributor.editor | García-Ruiz, Rosa | en_US |
dc.contributor.editor | Pérez-Escoda, Ana | en_US |
dc.contributor.editor | Guzmán-Franco, Dolores | en_US |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T12:23:28Z | - |
dc.date.available | 2022-03-25T12:23:28Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.isbn | 9788417270841 | en_US |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/99546 | - |
dc.description.abstract | A aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira é tarefa que não pode estar confinada às paredes da sala de aula. Procurando ultrapassar modos tradicionais de aprendizagem do léxico e a limitação do contacto com a língua ao tempo/espaço da aula, criámos o projeto Aprendizagem Autónoma de Alemão através do Léxico (ALEX), que tem, em 2017-18, a sua fase-piloto, sendo testado em turmas de Alemão da FLUC. Após uma caracterização do público-alvo, foi criado um blogue onde é disponibilizada informação sobre diferentes maneiras de aprender vocabulário, assim como sobre recursos digitais para que os estudantes possam aprender vocabulário lecionado nas aulas através de atividades realizadas de forma autónoma e flexível, fora das aulas. As aplicações escolhidas para a criação de exercícios interativos são o dicionário Leo, o Quizlet e o Learning Apps, disponíveis para computador, tablet e telemóvel. Os dados de utilização recolhidos e os inquéritos realizados mostram a utilização tanto de recursos tecnológicos como de estratégias não tecnológicas, mas também a preferência pelas ferramentas digitais, nomeadamente as que estão associadas ao telemóvel. No entanto, os hábitos de uso dos dispositivos tecnológicos para fins sociais e recreativos que caracterizam os alunos não correspondem a igual apetência e eficácia no uso de ferramentas tecnológicas para a aprendizagem. Os índices de participação, que ficam aquém das expectativas iniciais, sugerem ainda a necessidade de sensibilização para a importância do trabalho de vocabulário e da atividade autónoma, assim como de treino específico para o uso eficaz das ferramentas colocadas à disposição dos alunos. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Egregius Editiones | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt |
dc.subject | Dispositivos móveis | pt |
dc.subject | Aprendizagem autónoma | pt |
dc.subject | Aprendizagem de vocabulário | pt |
dc.subject | Alemão como língua estrangeira | pt |
dc.subject | Materiais de ensino-aprendizagem | pt |
dc.title | Aprender vocabulário fora das paredes da sala de aula | pt |
dc.type | bookPart | en_US |
degois.publication.firstPage | 173 | pt |
degois.publication.lastPage | 194 | pt |
degois.publication.location | Espanha | pt |
degois.publication.title | Dispositivos móviles en el aula: docentes y estudiantes prosumidores en la era digital | pt |
dc.date.updated | 2022-03-23T19:58:59Z | - |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.description.version | B418-420E-CF65 | Rute Isabel Fernandes Soares | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.slug | cv-prod-614492 | - |
dc.date.embargo | 2018-01-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | bookPart | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.author.researchunit | CELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics | - |
crisitem.author.researchunit | CELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics | - |
crisitem.author.researchunit | CELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics | - |
crisitem.author.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-3460-1926 | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-2315-7743 | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0001-5468-2826 | - |
Appears in Collections: | I&D CELGA - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Soares_Carecho_Fernandes_2018.pdf | 870.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
105
checked on Apr 16, 2024
Download(s)
57
checked on Apr 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License