Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99546
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Rute-
dc.contributor.authorCarecho, Judite-
dc.contributor.authorFernandes, Anabela-
dc.contributor.editorGarcía-Ruiz, Rosaen_US
dc.contributor.editorPérez-Escoda, Anaen_US
dc.contributor.editorGuzmán-Franco, Doloresen_US
dc.date.accessioned2022-03-25T12:23:28Z-
dc.date.available2022-03-25T12:23:28Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.isbn9788417270841en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/99546-
dc.description.abstractA aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira é tarefa que não pode estar confinada às paredes da sala de aula. Procurando ultrapassar modos tradicionais de aprendizagem do léxico e a limitação do contacto com a língua ao tempo/espaço da aula, criámos o projeto Aprendizagem Autónoma de Alemão através do Léxico (ALEX), que tem, em 2017-18, a sua fase-piloto, sendo testado em turmas de Alemão da FLUC. Após uma caracterização do público-alvo, foi criado um blogue onde é disponibilizada informação sobre diferentes maneiras de aprender vocabulário, assim como sobre recursos digitais para que os estudantes possam aprender vocabulário lecionado nas aulas através de atividades realizadas de forma autónoma e flexível, fora das aulas. As aplicações escolhidas para a criação de exercícios interativos são o dicionário Leo, o Quizlet e o Learning Apps, disponíveis para computador, tablet e telemóvel. Os dados de utilização recolhidos e os inquéritos realizados mostram a utilização tanto de recursos tecnológicos como de estratégias não tecnológicas, mas também a preferência pelas ferramentas digitais, nomeadamente as que estão associadas ao telemóvel. No entanto, os hábitos de uso dos dispositivos tecnológicos para fins sociais e recreativos que caracterizam os alunos não correspondem a igual apetência e eficácia no uso de ferramentas tecnológicas para a aprendizagem. Os índices de participação, que ficam aquém das expectativas iniciais, sugerem ainda a necessidade de sensibilização para a importância do trabalho de vocabulário e da atividade autónoma, assim como de treino específico para o uso eficaz das ferramentas colocadas à disposição dos alunos.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherEgregius Editionespt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectDispositivos móveispt
dc.subjectAprendizagem autónomapt
dc.subjectAprendizagem de vocabuláriopt
dc.subjectAlemão como língua estrangeirapt
dc.subjectMateriais de ensino-aprendizagempt
dc.titleAprender vocabulário fora das paredes da sala de aulapt
dc.typebookParten_US
degois.publication.firstPage173pt
degois.publication.lastPage194pt
degois.publication.locationEspanhapt
degois.publication.titleDispositivos móviles en el aula: docentes y estudiantes prosumidores en la era digitalpt
dc.date.updated2022-03-23T19:58:59Z-
dc.peerreviewedyespt
dc.description.versionB418-420E-CF65 | Rute Isabel Fernandes Soares-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-614492-
dc.date.embargo2018-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypebookPart-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
crisitem.author.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
crisitem.author.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-3460-1926-
crisitem.author.orcid0000-0002-2315-7743-
crisitem.author.orcid0000-0001-5468-2826-
Appears in Collections:I&D CELGA - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Soares_Carecho_Fernandes_2018.pdf870.54 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

105
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

57
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons