Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/99546
Title: | Aprender vocabulário fora das paredes da sala de aula | Authors: | Soares, Rute Carecho, Judite Fernandes, Anabela |
Editors: | García-Ruiz, Rosa Pérez-Escoda, Ana Guzmán-Franco, Dolores |
Keywords: | Dispositivos móveis; Aprendizagem autónoma; Aprendizagem de vocabulário; Alemão como língua estrangeira; Materiais de ensino-aprendizagem | Issue Date: | 2018 | Publisher: | Egregius Editiones | Serial title, monograph or event: | Dispositivos móviles en el aula: docentes y estudiantes prosumidores en la era digital | Place of publication or event: | Espanha | Abstract: | A aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira é tarefa que não pode estar confinada às paredes da sala de aula. Procurando ultrapassar modos tradicionais de aprendizagem do léxico e a limitação do contacto com a língua ao tempo/espaço da aula, criámos o projeto Aprendizagem Autónoma de Alemão através do Léxico (ALEX), que tem, em 2017-18, a sua fase-piloto, sendo testado em turmas de Alemão da FLUC. Após uma caracterização do público-alvo, foi criado um blogue onde é disponibilizada informação sobre diferentes maneiras de aprender vocabulário, assim como sobre recursos digitais para que os estudantes possam aprender vocabulário lecionado nas aulas através de atividades realizadas de forma autónoma e flexível, fora das aulas. As aplicações escolhidas para a criação de exercícios interativos são o dicionário Leo, o Quizlet e o Learning Apps, disponíveis para computador, tablet e telemóvel. Os dados de utilização recolhidos e os inquéritos realizados mostram a utilização tanto de recursos tecnológicos como de estratégias não tecnológicas, mas também a preferência pelas ferramentas digitais, nomeadamente as que estão associadas ao telemóvel. No entanto, os hábitos de uso dos dispositivos tecnológicos para fins sociais e recreativos que caracterizam os alunos não correspondem a igual apetência e eficácia no uso de ferramentas tecnológicas para a aprendizagem. Os índices de participação, que ficam aquém das expectativas iniciais, sugerem ainda a necessidade de sensibilização para a importância do trabalho de vocabulário e da atividade autónoma, assim como de treino específico para o uso eficaz das ferramentas colocadas à disposição dos alunos. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/99546 | ISBN: | 9788417270841 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CELGA - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Soares_Carecho_Fernandes_2018.pdf | 870.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
150
checked on Oct 8, 2024
Download(s)
77
checked on Oct 8, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License