Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/99537
Título: Tecnologias digitais numa experiência de aprendizagem autónoma de léxico da língua alemã
Autor: Carecho, Judite 
Soares, Rute 
Fernandes, Anabela 
Palavras-chave: Alemão como língua estrangeira; Aplicações digitais; Aprendizagem autónoma de vocabulário; German as a Foreign Language; Apps; Autonomous vocabulary learning
Data: 7-Abr-2020
Editora: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho
Título da revista, periódico, livro ou evento: Diacrítica
Volume: 34
Número: 1
Resumo: A aprendizagem de vocabulário na língua estrangeira é um processo que exige consolidação ao longo do tempo e as tecnologias digitais adequam-se especialmente a apoiar esse processo graças à sua vertente multimédia, à interatividade, mobilidade e flexibilidade de uso, que permitem criar recursos adequados a aprendentes com diversas necessidades e preferências. A experiência que aqui se descreve contempla recursos desenvolvidos para aprendizagem autónoma, complementar ao contexto formal da aula, que foram utilizados por estudantes de Alemão da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Apresentam-se a caracterização dos participantes no projeto, os dados de monitorização do uso das aplicações e os resultados dos inquéritos de avaliação do projeto. A avaliação que os alunos fazem dos recursos disponibilizados é bastante positiva, sendo valorizadas as características das ferramentas digitais utilizadas na aprendizagem autónoma.
Foreign language vocabulary learning is a long process and demands consolidation over time. Digital media have several attributes that are especially suited for this purpose, they are interactive, mobile, flexible in use and allow the combination of different media. These are very useful attributes in the design of learning activities for students with different needs and preferences. The experience described herein concerns the tools and activities for autonomous vocabulary learning that were conceived as a complement to in class teaching to be used by students of German at the Faculty of Arts, University of Coimbra. The project participants are characterized and the app usage records are presented and analysed as well as the data extracted from the final assessment survey. Student feedback is very positive and emphasizes the attributes of digital tools.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99537
ISSN: 2183-9174
0870-8967
DOI: 10.21814/diacritica.355
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CELGA - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Carecho_Soares_Fernandes_2020_diacriI_tica.pdf1.09 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

169
Visto em 15/out/2024

Downloads

96
Visto em 15/out/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons