Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/99316
Título: Estágio em uma escola dinamarquesa inovadora: Desafios da educação em Lindersvold
Outros títulos: Internship at an innovative Danish school: Educational Challenges in Lindersvold
Autor: Duarte, Gabriela da Silva
Orientador: Reis, Carlos Francisco de Sousa
Palavras-chave: Estado providente; Educação especial; Teorias da educação; Provident State; Special Education; Theory of education
Data: 8-Out-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: Estágio em uma escola dinamarquesa inovadora: Desafios da educação em Lindersvold
Local de edição ou do evento: Dinamarca, Fakse, Lindersvold Institution
Resumo: O presente relatório apresenta reflexões acerca do estágio realizado em Lindersvold, escola localizada na cidade de Faxe (Dinamarca).Com base no 1º ano de preparação teórica em “ciências da educação”, a mestranda analisou durante o estágio aspectos políticos, sociais e educacionais relacionados à prática docente. Sob as competências a serem adquiridas no processo, a mestranda buscava compreender o modelo de escola em questão, integrar-se no paradigma de ensino específico e desenvolver um projeto de intervenção que atendesse às necessidades da escola, não sem responder às suas reflexões sobre como um Estado providente pode ou não, contribuir para que haja o tão discutido “sucesso escolar”.Em paralelo à nossa intervenção, no quadro das atividades de que fui sendo incumbida, empreendeu-se um esforço de compreensão da correspondência entre a natureza de um Estado Providente e a atuação da Instituição Educação, enquanto agente de formação social (Dubet, 1998). Um subcapítulo deste tópico, ainda que breve, é dedicado aos professores da instituição, nomeadamente o Teachers Group (TG) que há décadas vem desenvolvendo ideias pedagógicas e práticas diferenciadas, não apenas na Dinamarca, mas em diversos países, espalhados pelo mundo, com índices elevados de pobreza. A oportunidade de conceber um projeto que desse à escola um novo espaço de discussão e apreciação também representou não apenas a finalização do mestrado, mas especialmente no perceber as teorias estudadas desde as primeiras cadeiras do curso.
This report presents reflections on the internship carried out in Lindersvold, a school located in the city of Faxe (Denmark).Based on the 1st year of theoretical preparation in “educational sciences”, the master's student analyzed during the internship political, social and educational aspects related to teaching practice.Under the skills to be acquired in the process, the master's student sought to understand the school model in question, integrate into the specific teaching paradigm and develop an intervention project that met the school's needs, not without responding to their reflections on how a Provident State may or may not contribute to the so-discussed “school success”. In parallel to our intervention, within the framework of the activities that I was entrusted with, an effort was made to understand the correspondence between the nature of a Provident State and the role of the Education Institution, as an agent of social formation (Dubet, 1998). A subchapter of this topic, albeit brief, is dedicated to the institution's teachers, namely the Teachers Group (TG), which for decades has been developing pedagogical ideas and differentiated practices, not only in Denmark, but in several countries around the world, with indexes high levels of poverty. The opportunity to conceive a project that gave the school a new space for discussion and appreciation also represented not only the completion of the master's degree, but especially in perceiving the theories studied since the first subjects of the course.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/99316
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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