Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/99314
Título: | Educação para os Media na Biblioteca Escolar | Outros títulos: | Media Education in the School Library | Autor: | Almeida, Margarida Lima Mayer Simões de | Orientador: | Matos, Armanda Pinto Mota | Palavras-chave: | Educação para os media; Literacia Mediática; Biblioteca Escolar; Crianças; Jovens; Media Education; Media Literacy; School Library; Children; Teenagers | Data: | 15-Dez-2021 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Educação para os Media na Biblioteca Escolar | Local de edição ou do evento: | Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas ; Projeto COMEDIG | Resumo: | O presente relatório, intitulado “Educação para os Media na Biblioteca Escolar”, descreve o estágio curricular realizado na biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas e no âmbito do Projeto COMEDIG (Competências de Literacia Digital e Mediática em Portugal) para obtenção do grau de Mestre em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. A educação para os media constituiu o tema central do estágio. Vivemos num mundo em que os media têm assumido um papel central no nosso quotidiano, principalmente na vida das crianças e dos jovens. A evolução dos media digitais gerou novas formas de comunicação que, por sua vez, trazem consigo múltiplos benefícios, mas podem, igualmente ter consequências negativas. É necessário que as crianças e os jovens sejam educados de forma a aprenderem a utilizarem bem os meios de comunicação, desenvolvendo competências de análise e reflexão crítica em relação aos media. Ao longo do estágio que descrevemos neste relatório foi possível colaborar em diversas atividades e desenvolver um projeto de educação para os media na biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, dando especial atenção a três temáticas muito relevantes na vida de crianças e jovens: os videojogos, a publicidade e o cyberbullying. Adicionalmente, colaborámos nas atividades de investigação desenvolvidas no âmbito do projeto COMEDIG.Neste relatório é apresentada, numa primeira parte, uma revisão da literatura que enquadra as atividades desenvolvidas. Na segunda parte, é feita uma descrição do contexto de estágio e das atividades realizadas ao longo do mesmo. This report, entitled “Media Education in the School Library”, describes the curricular internship carried out at the School Cluster Martim de Freitas, in Coimbra, as well as in the context of the COMEDIG project – Digital and Media Literacy Competences in Portugal, in order to obtain the Master’s degree in Social Education, Development and Local Dynamics of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. Media education was the central theme of this internship . We live in a world in which the media has a central role in our daily life, especially in the lives of children and young people. The evolution of the digital media generated new ways of communication that, in turn, bring multiple benefits, but can also have negative consequences.. It is necessary that young people are educated in order to learn how to use the media well, and to develop skills of critical analysis and reflection. During the internship described in this report, it was possible to collaborate in several activities in the school library of the Martim de Freitas School Cluster, giving special attention to three very important and relevant themes in the lives of children and young people: video games, advertising and cyberbullying. Additionally, we collaborated in the research activities carried out under the COMEDIG project. This report presents, in the first part, a literature review that aimed to provide a theoretical framework for the activities developed. In the second part of this report, we characterize both of the internships contexts, and the activities that were developed. |
Descrição: | Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/99314 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio_Margarida SA_final.pdf | 5.37 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
106
Visto em 16/jul/2024
Downloads
147
Visto em 16/jul/2024
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons