Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99314
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMatos, Armanda Pinto Mota-
dc.contributor.authorAlmeida, Margarida Lima Mayer Simões de-
dc.date.accessioned2022-03-15T23:01:19Z-
dc.date.available2022-03-15T23:01:19Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.date.submitted2022-03-15-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/99314-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO presente relatório, intitulado “Educação para os Media na Biblioteca Escolar”, descreve o estágio curricular realizado na biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas e no âmbito do Projeto COMEDIG (Competências de Literacia Digital e Mediática em Portugal) para obtenção do grau de Mestre em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. A educação para os media constituiu o tema central do estágio. Vivemos num mundo em que os media têm assumido um papel central no nosso quotidiano, principalmente na vida das crianças e dos jovens. A evolução dos media digitais gerou novas formas de comunicação que, por sua vez, trazem consigo múltiplos benefícios, mas podem, igualmente ter consequências negativas. É necessário que as crianças e os jovens sejam educados de forma a aprenderem a utilizarem bem os meios de comunicação, desenvolvendo competências de análise e reflexão crítica em relação aos media. Ao longo do estágio que descrevemos neste relatório foi possível colaborar em diversas atividades e desenvolver um projeto de educação para os media na biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, dando especial atenção a três temáticas muito relevantes na vida de crianças e jovens: os videojogos, a publicidade e o cyberbullying. Adicionalmente, colaborámos nas atividades de investigação desenvolvidas no âmbito do projeto COMEDIG.Neste relatório é apresentada, numa primeira parte, uma revisão da literatura que enquadra as atividades desenvolvidas. Na segunda parte, é feita uma descrição do contexto de estágio e das atividades realizadas ao longo do mesmo.por
dc.description.abstractThis report, entitled “Media Education in the School Library”, describes the curricular internship carried out at the School Cluster Martim de Freitas, in Coimbra, as well as in the context of the COMEDIG project – Digital and Media Literacy Competences in Portugal, in order to obtain the Master’s degree in Social Education, Development and Local Dynamics of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. Media education was the central theme of this internship . We live in a world in which the media has a central role in our daily life, especially in the lives of children and young people. The evolution of the digital media generated new ways of communication that, in turn, bring multiple benefits, but can also have negative consequences.. It is necessary that young people are educated in order to learn how to use the media well, and to develop skills of critical analysis and reflection. During the internship described in this report, it was possible to collaborate in several activities in the school library of the Martim de Freitas School Cluster, giving special attention to three very important and relevant themes in the lives of children and young people: video games, advertising and cyberbullying. Additionally, we collaborated in the research activities carried out under the COMEDIG project. This report presents, in the first part, a literature review that aimed to provide a theoretical framework for the activities developed. In the second part of this report, we characterize both of the internships contexts, and the activities that were developed.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação para os mediapor
dc.subjectLiteracia Mediáticapor
dc.subjectBiblioteca Escolarpor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectMedia Educationeng
dc.subjectMedia Literacyeng
dc.subjectSchool Libraryeng
dc.subjectChildreneng
dc.subjectTeenagerseng
dc.titleEducação para os Media na Biblioteca Escolarpor
dc.title.alternativeMedia Education in the School Libraryeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationBiblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas ; Projeto COMEDIG-
degois.publication.titleEducação para os Media na Biblioteca Escolarpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202963683-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAlmeida, Margarida Lima Mayer Simões de::0000-0001-9436-1947-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriPinheiro, Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura-
uc.degree.elementojuriMoreira, António-
uc.degree.elementojuriMatos, Armanda Pinto Mota-
uc.contributor.advisorMatos, Armanda Pinto Mota-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio_Margarida SA_final.pdf5.37 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

106
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

147
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons