Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/97421
Título: | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Tábua no ano letivo 2020/2021 | Outros títulos: | TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TÁBUA IN THE SCHOOL YEAR 2020/2021 | Autor: | Ferreira, João Pedro Oliveira | Orientador: | Rosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar | Palavras-chave: | Educação Física; Aluno; Processo Ensino Aprendizagem; Ensino à Distância; Physical Education,; Student; Teaching-Learning Process; Distance teaching | Data: | 15-Jul-2021 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TÁBUA NO ANO LETIVO 2020/2021 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | During this year 2020/2021 we have made a Teacher Training at the Agrupamento deEscolas de Tábua, which provided us the first contact on the teacher role.This Internship was divided in nine parts: Introduction, Initial Expectations, SchoolCharacterization, Relationship with the Everyone Involved, Teaching Practice, Ethical andProfessional Dimension, Final Considerations and Balance, Subject Deepening – Problem -Trainee Teachers Perception on Integrating Physical Education Classes and the Conclusion.During this year we have developed our knowledge and we overcome severaldifficulties once no one was prepared for a Pandemic - COVID-19 - and as a consequence,lecturing Physical Education by remotely.All of this was possible to overcome with the help of all the Academic and Non-Academic staff, as well as the availability and interest showed by the 11º grade PA students(professional teaching), all with a positive reply to the initial plan and proposed subjects,namely on the teaching-learning scope, spaces and materials managing which were madeavailable by the school, always with the purpose of fulfilling the Curricular Project, Annual ClassPlan, Teaching Units and Classes Plans.On the analyzes done, we have concluded, that generally all the choices and decisionswere fulfilled by the students and for us as Intern Teachers, even we were on a particularcontext (COVID-19) on which we adopted a consistent and integrated performance on theeducational process, on the scope of lecturing Physical Education, which could be different inanother school reality. Durante este ano letivo 2020/2021 fizemos Estágio Pedagógico no Agrupamento deEscolas de Tábua o que nos permitiu o primeiro contacto prático com a profissão de professor.Este Estágio foi dividido em nove partes: Introdução, Expectativas Iniciais,Caracterização da Escola, Relações com os Diversos Intervenientes, Prática Letiva,Dimensão Profissional e Ética, Considerações Finais e Balanço, Aprofundamento do Tema -Problema - Perceções dos Professores Estagiários face à Inclusão nas Aulas de EducaçãoFísica e a Conclusão.Durante este ano adquirimos muitos conhecimentos e ultrapassamos algumasdificuldades, uma vez que ninguém estava preparado para uma Pandemia - Covid - 19 e porsua consequência a lecionação da Educação Física em Ensino à Distância.Tudo foi possível ultrapassar com a ajuda entre todo o corpo docente e não docente,bem como com a disponibilidade e interesse dos alunos do 11º PA (ensino profissional), deforma a dar resposta aos interesses propostos e planeados, designadamente, no âmbito doensino-aprendizagem, na rentabilização dos espaços e materiais que a escola disponibilizou,sempre com vista em cumprir o Projeto Curricular, Plano Anual de Turma, as UnidadesDidáticas e os Planos de aula.Na análise que realizamos, verificamos que, na generalidade todas as escolhas edecisões foram cumpridas pelos alunos e por nós enquanto professores estagiários, mesmoestando inseridos num contexto particular (COVID-19), no qual adotamos uma atuaçãocoerente e integrada no processo pedagógico, no âmbito da docência da disciplina deEducação Física, que poderia ser diferente numa outra realidade escolar. |
Descrição: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | URI: | https://hdl.handle.net/10316/97421 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio João Ferreira.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
68
Visto em 6/nov/2024
Downloads
138
Visto em 6/nov/2024
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons