Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97421
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar-
dc.contributor.authorFerreira, João Pedro Oliveira-
dc.date.accessioned2022-01-24T23:00:51Z-
dc.date.available2022-01-24T23:00:51Z-
dc.date.issued2021-07-15-
dc.date.submitted2022-01-24-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/97421-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractDuring this year 2020/2021 we have made a Teacher Training at the Agrupamento deEscolas de Tábua, which provided us the first contact on the teacher role.This Internship was divided in nine parts: Introduction, Initial Expectations, SchoolCharacterization, Relationship with the Everyone Involved, Teaching Practice, Ethical andProfessional Dimension, Final Considerations and Balance, Subject Deepening – Problem -Trainee Teachers Perception on Integrating Physical Education Classes and the Conclusion.During this year we have developed our knowledge and we overcome severaldifficulties once no one was prepared for a Pandemic - COVID-19 - and as a consequence,lecturing Physical Education by remotely.All of this was possible to overcome with the help of all the Academic and Non-Academic staff, as well as the availability and interest showed by the 11º grade PA students(professional teaching), all with a positive reply to the initial plan and proposed subjects,namely on the teaching-learning scope, spaces and materials managing which were madeavailable by the school, always with the purpose of fulfilling the Curricular Project, Annual ClassPlan, Teaching Units and Classes Plans.On the analyzes done, we have concluded, that generally all the choices and decisionswere fulfilled by the students and for us as Intern Teachers, even we were on a particularcontext (COVID-19) on which we adopted a consistent and integrated performance on theeducational process, on the scope of lecturing Physical Education, which could be different inanother school reality.eng
dc.description.abstractDurante este ano letivo 2020/2021 fizemos Estágio Pedagógico no Agrupamento deEscolas de Tábua o que nos permitiu o primeiro contacto prático com a profissão de professor.Este Estágio foi dividido em nove partes: Introdução, Expectativas Iniciais,Caracterização da Escola, Relações com os Diversos Intervenientes, Prática Letiva,Dimensão Profissional e Ética, Considerações Finais e Balanço, Aprofundamento do Tema -Problema - Perceções dos Professores Estagiários face à Inclusão nas Aulas de EducaçãoFísica e a Conclusão.Durante este ano adquirimos muitos conhecimentos e ultrapassamos algumasdificuldades, uma vez que ninguém estava preparado para uma Pandemia - Covid - 19 e porsua consequência a lecionação da Educação Física em Ensino à Distância.Tudo foi possível ultrapassar com a ajuda entre todo o corpo docente e não docente,bem como com a disponibilidade e interesse dos alunos do 11º PA (ensino profissional), deforma a dar resposta aos interesses propostos e planeados, designadamente, no âmbito doensino-aprendizagem, na rentabilização dos espaços e materiais que a escola disponibilizou,sempre com vista em cumprir o Projeto Curricular, Plano Anual de Turma, as UnidadesDidáticas e os Planos de aula.Na análise que realizamos, verificamos que, na generalidade todas as escolhas edecisões foram cumpridas pelos alunos e por nós enquanto professores estagiários, mesmoestando inseridos num contexto particular (COVID-19), no qual adotamos uma atuaçãocoerente e integrada no processo pedagógico, no âmbito da docência da disciplina deEducação Física, que poderia ser diferente numa outra realidade escolar.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectAlunopor
dc.subjectProcesso Ensino Aprendizagempor
dc.subjectEnsino à Distânciapor
dc.subjectPhysical Education,eng
dc.subjectStudenteng
dc.subjectTeaching-Learning Processeng
dc.subjectDistance teachingeng
dc.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Tábua no ano letivo 2020/2021por
dc.title.alternativeTEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TÁBUA IN THE SCHOOL YEAR 2020/2021eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TÁBUA NO ANO LETIVO 2020/2021por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202809358-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFerreira, João Pedro Oliveira::0000-0001-6079-666X-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriNobre, Paulo Renato Bernardes-
uc.degree.elementojuriRosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar-
uc.degree.elementojuriMartins, Raul Agostinho Simões-
uc.contributor.advisorRosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar::0000-0002-4954-6237-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio João Ferreira.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

31
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

90
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons