Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/97415
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores com a turma do 12ºB no ano letivo 2020/2021 – A motivação dos estudantes do ensino básico e secundário para a educação física antes e após o confinamento
Outros títulos: PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE QUINTA DAS FLORES ELEMENTARY AND SECONDARY SCHOOL WITH THE 12ºB CLASS IN THE 2020/2021 SCHOOL YEAR THE MOTIVATION OF BASIC AND SECONDARY EDUCATION STUDENTS FOR PHYSICAL EDUCATION BEFORE AND AFTER CONFINEMENT
Autor: Ferreira, Rui Pedro Moreira
Orientador: Rosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Intervenção Pedagógica; Investigação; Confinamento.; Pedagogical Internship; Physical Education; Pedagogical Intervention; Investigation; Confinement
Data: 17-Dez-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES COM A TURMA DO 12ºB NO ANO LETIVO 2020/2021 A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ANTES E APÓS O CONFINAMENTO
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - Universidade de Coimbra
Resumo: O presente documento titulado de Relatório de Estágio tem como finalidade refletir sobre as atividades desenvolvidas durante o estágio pedagógico, que integram o plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, e analisar e descrever os conhecimentos e competências adquiridas durante a intervenção pedagógica junto da turma B, do 12º ano de escolaridade, da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, no ano letivo 2020/2021. O estágio pedagógico representa um momento de aprendizagem e de aplicação de conhecimentos através da prática do exercício das funções do professor em contexto real, desenvolvendo-se em várias áreas sobre as quais importa realizar uma análise reflexiva e devidamente fundamentada.Desta forma, o documento encontra-se organizado em três capítulos: o capítulo I apresenta as expetativas iniciais e contextualiza através da caracterização dos intervenientes da comunidade escolar e da escola, o meio no qual se desenvolveu a prática; o capítulo II pretende analisar e refletir sobre a prática nas diferentes áreas de intervenção, nomeadamente: atividades de ensino aprendizagem, atividades de organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas e atitude ético profissional, contando com uma extensão acerca do confinamento; por fim, o capítulo III apresenta a investigação desenvolvida e aprofundada acerca da motivação dos alunos para a disciplina de educação física antes e após o período de confinamento decretado pelo governo.
This document entitled Internship Report aims to reflect on the activities developed during the pedagogical internship, which are part of the 2nd year study plan of the Master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education by the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, and to analyze and describe the knowledge and competencies acquired, during the pedagogical intervention with class B, of the 12th year of schooling, of the Quinta das Flores Elementary and Secondary School, in the school year 2020/2021.The pedagogical stage represents a moment of learning and application of knowledge through the practice of the exercise of the functions of the teacher in a real context, developing in several areas on which it is important to perform a reflexive and properly grounded analysis. In this way, the document is organized in three chapters: chapter I presents the initial expectations and contextualizes, through the characterization of the actors of the school community and the school, the environment in which the practice was developed; Chapter II intends to analyze and reflect on the practice in the different areas of intervention, namely: teaching-learning activities, activities of school organization and management, educational projects and partnerships and professional ethical attitude, with an extension about confinement; finally, chapter III presents the research developed and in-depth about the motivation of students for the discipline of physical education before and after the period of confinement decreed by the government.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97415
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RUI RELATORIO DE ESTAGIO (versão final).pdf3.36 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

66
Visto em 5/nov/2024

Downloads

125
Visto em 5/nov/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons