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https://hdl.handle.net/10316/97085
Título: | "Computational Fluid Dynamics” – Comparação entre um incêndio generalizado e um “Travelling Fire” | Autor: | Dias, Diana Isabel Tomás | Orientador: | Rigueiro, Maria Constança Simões | Palavras-chave: | incêndio generalizado; travelling fire; curva paramétrica; CFD; FDS; Pyrosim | Data: | Jul-2016 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Atualmente no dimensionamento estrutural em situação de incêndio não existem normas que descrevam de forma precisa o incêndio real, dado que as existentes têm diversas limitações no que concerne às áreas, aberturas e forma como a queima ocorre nos compartimentos, assumindo que esta é uniforme ao longo de todo o compartimento, no entanto é do conhecimento geral que tal não ocorre. O desenvolvimento da arquitetura, com consequente aumento das áreas dos edifícios, das aberturas e de outras características geométricas, incita à necessidade de estudar incêndios em que se considera a sua evolução ao longo do espaço e do tempo, os designados – Travelling Fires. A presente dissertação incide desta forma em dois casos de estudo: o primeiro para um incêndio generalizado, onde ocorre a sua queima uniforme em todo o compartimento, efetuando uma comparação com a curva paramétrica do Anexo A do Eurocódigo 1 – Parte 2 e o segundo para um travelling fire efetuando a sua comparação com o incêndio generalizado. Para proceder à modelação do compartimento utilizam-se modelos CFD que permitem obter informações relativamente ao calor transferido e ao comportamento das estruturas em situação de incêndio. A ferramenta de cálculo estrutural de segurança contra incêndios usada foi o software Pyrosim, que tendo por base o FDS (Fire Dynamics Simulator), um programa de simulação numérica, permite uma interface gráfica ao utilizador. Desta forma foi possível concluir que a consideração da forma como o incêndio se desenvolve ao longo do compartimento é de extrema importância para o dimensionamento estrutural em situação de incêndio e que é imperativo considerar a existência de incêndios que viajam ao longo do compartimento, promovendo o seu desenvolvimento e consequente aplicação nos documentos normativos. | Descrição: | Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/97085 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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