Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97085
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dc.contributor.advisorRigueiro, Maria Constança Simões-
dc.contributor.authorDias, Diana Isabel Tomás-
dc.date.accessioned2022-01-13T10:40:22Z-
dc.date.available2022-01-13T10:40:22Z-
dc.date.issued2016-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/97085-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractAtualmente no dimensionamento estrutural em situação de incêndio não existem normas que descrevam de forma precisa o incêndio real, dado que as existentes têm diversas limitações no que concerne às áreas, aberturas e forma como a queima ocorre nos compartimentos, assumindo que esta é uniforme ao longo de todo o compartimento, no entanto é do conhecimento geral que tal não ocorre. O desenvolvimento da arquitetura, com consequente aumento das áreas dos edifícios, das aberturas e de outras características geométricas, incita à necessidade de estudar incêndios em que se considera a sua evolução ao longo do espaço e do tempo, os designados – Travelling Fires. A presente dissertação incide desta forma em dois casos de estudo: o primeiro para um incêndio generalizado, onde ocorre a sua queima uniforme em todo o compartimento, efetuando uma comparação com a curva paramétrica do Anexo A do Eurocódigo 1 – Parte 2 e o segundo para um travelling fire efetuando a sua comparação com o incêndio generalizado. Para proceder à modelação do compartimento utilizam-se modelos CFD que permitem obter informações relativamente ao calor transferido e ao comportamento das estruturas em situação de incêndio. A ferramenta de cálculo estrutural de segurança contra incêndios usada foi o software Pyrosim, que tendo por base o FDS (Fire Dynamics Simulator), um programa de simulação numérica, permite uma interface gráfica ao utilizador. Desta forma foi possível concluir que a consideração da forma como o incêndio se desenvolve ao longo do compartimento é de extrema importância para o dimensionamento estrutural em situação de incêndio e que é imperativo considerar a existência de incêndios que viajam ao longo do compartimento, promovendo o seu desenvolvimento e consequente aplicação nos documentos normativos.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectincêndio generalizadopt
dc.subjecttravelling firept
dc.subjectcurva paramétricapt
dc.subjectCFDpt
dc.subjectFDSpt
dc.subjectPyrosimpt
dc.title"Computational Fluid Dynamics” – Comparação entre um incêndio generalizado e um “Travelling Fire”pt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2016-07-01*
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Civilpt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-5152-7238-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado
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