Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96972
Título: O legado literário de Ana Plácido: matriz autobiográfica e construção de sentido
Outros títulos: The Literary Legacy of Ana Plácido: Autobiographical Matrix and Meaning-Seeking
Autor: Simões, Ana Margarida Marreiros
Orientador: Arnaut, Ana Paula dos Santos Duarte
Palavras-chave: Ana Plácido; autobiografia de construção de sentido; Viktor Frankl; matriz autobiográfica; Camilo; Ana Plácido; meaning-seeking autobiography; Viktor Frankl; autobiographical matrix; Camilo
Data: 16-Dez-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: O legado literário de Ana Plácido: matriz autobiográfica e construção de sentido
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: The present survey is an analysis of the literary legacy of Ana Plácido – Luz coada por ferros and Herança de lágrimas – exploring the genealogical similarities between these and two other works of European literature: Burned Alive and A Psychologist Experiences the Concentration Camp by Souad and Viktor Frankl respectively. It is proposed that the meaning-seeking conception developed by the psychiatrist Viktor Frankl can be a useful conceptual tool to understand the autobiographical creative process informing several existential and literary aspects of Ana Plácido’s work.Our observation of several affinities led to the creation of an autobiographical creative model related to Viktor Frankl’s meaning-seeking concept developed in the context of logotherapy. The application of this model to the work of Ana Plácido proved to be crucial to the analysis of its existential and literary aspects. In fact, we have found significant confluences between the 19th century Portuguese author and the already-mentioned work by Souad (21st century) and Frankl (20th century), pointing indisputably to the use of writing and its diffusion as a form of overcoming limit situations, which is also a form of social activism. In addition to applying the creative model in question, a literary meditation was carried out adapted to the peculiarities of Plácido’s work which is absent – or almost so – from the canons of the published and studied Portuguese authors. We started from the already mentioned genealogical concept applied to Ana Plácido´s historical and sociocultural context, whilst looking at the network of literary associations with previous authors such as Madame de Staël, George Sand, Marquise of Alorna, and Catarina de Balsemão, and current ones such as Camilo Castelo Branco. From these, we sought tools that allowed us to unlock autobiographical codes which are invaluable in this type of textual analysis. As for the literary analysis of the works, we tried to be as comprehensive as possible. This survey is generally informed by semiotic, structuralist, and stylistic approaches, including rhetoric, along with reception theory. We tried in this way to highlight not only the documentary value of her work (particularly regarding the female condition in the 19th century), and to emphasise the singularity of her writing in its individual, social, and literary aspects.
A presente investigação pretende fazer uma incursão pelo legado literário de Ana Plácido – Luz coada por ferros e Herança de lágrimas – a partir das semelhanças genológicas entre estas e outras duas obras da literatura europeia: Queimada viva e Um psicólogo no campo de concentração, de Souad e Viktor Frankl respetivamente. As afinidades que observámos levaram-nos à elaboração de um modelo operatório de cariz autobiográfico relacionado com o conceito de construção de sentido, desenvolvido no âmbito da logoterapia, pelo psiquiatra Viktor Frankl. A sua aplicação na obra de Ana Plácido revelou-se fulcral nos vários aspetos vivenciais e literários analisados. De facto, há confluências significativas entre a autora portuguesa do século XIX e as obras mencionadas de Souad (século XXI) e Frankl (século XX), que apontam iniludivelmente para um uso da escrita e da sua difusão como forma de ultrapassagem de uma situação limite, que é também uma forma de intervenção social.A par da testagem do modelo operatório em causa, é efetuada uma mediação literária adaptada às peculiaridades da obra de Ana Plácido, ausente, ou quase, do cânone dos escritores portugueses divulgados e estudados. Partimos do conceito genológico atrás identificado, inserindo no contexto histórico e sociocultural de Ana Plácido, analisando também a rede de relações literárias com personagens do passado, Madame de Staël, George Sand, marquesa de Alorna e Catarina de Balsemão, e do presente, em particular Camilo Castelo Branco. Desse conjunto procurámos instrumentos para aceder aos códigos autobiográficos, imprescindíveis para uma análise textual desta natureza. Quanto à análise literária das obras, procurámos que fosse o mais possível abrangente. Em linhas gerais, apoia-se nos estudos semióticos, estruturalistas e estilísticos, incluindo os retóricos, e abarca igualmente a teoria da receção. Procuramos assim pôr em evidência, não só, o interesse documental da sua obra (particularmente no que toca à condição feminina no século XIX), destacando a singularidade da escrita placiana em termos individuais, sociais e literários.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Literatura de Língua Portuguesa apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/96972
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
AnaSimões_versaofinal.pdf1.9 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

151
Visto em 16/jul/2024

Downloads

235
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons