Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96536
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPessoa, Maria Teresa Ribeiro-
dc.contributor.authorLoureiro, Joana Gonçalves Pereira-
dc.date.accessioned2021-11-23T23:01:32Z-
dc.date.available2021-11-23T23:01:32Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.date.submitted2021-11-23-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96536-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO ser humano encontra-se num constante processo de aprendizagem para se adaptar à rápida evolução da sociedade e do mundo, e a formação profissional torna-se um importante aliado no desenrolar desse processo. Todas as pessoas devem ter a oportunidade de progredir nos seus conhecimentos, e este relatório pretende sublinhar isso mesmo. Pertencer às Forças Armadas e estar em missões e operações militares não impede o seguimento de estudos, e é possível testemunhar isso através do Sistema de Formação Profissional da Marinha.Ter a possibilidade de desenvolver competências e adquirir novos conhecimentos é do mais gratificante que pode haver, ainda que isso aconteça todos os dias, uma vez que a aprendizagem ocorre ao longo da vida, não precisando de um local específico e é isso que torna o ser humano inacabado e que está sempre em busca de mais. O relatório que se segue descreve essa procura incessante, partindo da Educação de Adultos, passando pela Andragogia, pela Formação Profissional, e em particular a Formação Profissional na Marinha. Os militares e civis que nela trabalham são desafiados a evoluir e a aumentar as suas aptidões profissionais, daí a formação ocupar um lugar primordial. Para além disso, também as Ciências da Educação são uma área essencial, que tive o privilégio de descobrir ao estagiar numa Escola de Formação da Marinha Portuguesa. Com o objetivo de dar a conhecer a Marinha, de a apresentar enquanto instituição e de como o seu trabalho é importante, surge este relatório que é uma união entre as Ciências da Educação e este ramo em particular das Forças Armadas.por
dc.description.abstractThe human being is in a constant learning process in order to adapt himself to the fast growth of society and the world, and professional training/qualification becomes a crucial ally in this process. Every single person ought to have the opportunity to improve their knowledge, and this report emphasizes just that. Belong to the Armed Forces and working on military missions and operations does not inhibit the perpetuation of studies, and it is possible to corroborate this through the Navy's Professional Training System.Being able to develop abilities and acquire new expertise is the most rewarding thing there is, even though it happens daily, every day, once learning takes place throughout life, it does not require a specific location and that is what makes a human being unfinished and always looking for more. The following report focus on this incessant search, through Adult Education, Andragogy, Vocational Training, and particularly the Training inside the Navy. The military and civilians who work in these conditions are very much challenged to evolve and increase their professional skills, which is why training has a vital place. In addition, Educational Sciences also represent an essential part, a fact I have had the privilege of discovering during my internship at a Portuguese Navy Training School.With the goal of introducing the Navy, presenting it as an institution, and how important its work actually is, this report is a combination of the Educational Sciences and this particular branch of the Armed Forces.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectMarinha Portuguesapor
dc.subjectFormação Profissionalpor
dc.subjectCiências da Educaçãopor
dc.subjectPortuguese Navyeng
dc.subjectProfessional Qualificationeng
dc.subjectEducation Scienceseng
dc.titleA Formação na Marinha Portuguesa - Contributos das Ciências da Educaçãopor
dc.title.alternativeQualification in the Portuguese Navy - Education Sciences contributionseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Formação em Tecnologias de Educação-
degois.publication.titleA Formação na Marinha Portuguesa - Contributos das Ciências da Educaçãopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202793753-
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorLoureiro, Joana Gonçalves Pereira::0000-0002-8785-1312-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriOliveira, Albertina Lima-
uc.degree.elementojuriReis, Carlos Francisco de Sousa-
uc.degree.elementojuriPessoa, Maria Teresa Ribeiro-
uc.contributor.advisorPessoa, Maria Teresa Ribeiro-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Final-Joana Gonçalves Pereira Loureiro.pdf7.14 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

109
checked on May 21, 2024

Download(s)

295
checked on May 21, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons