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Título: Desafios da Intervenção Social em Territórios Vulneráveis: A importância da prática de Rugby para a Inclusão Social e para a Construção dos Percursos de Vida das Crianças
Outros títulos: Challenges of Social Intervention in Vulnerable Territories: The importance of Rugby Practice for Social Inclusion and the Construction of Children's Life Paths
Autor: Henriques, Catarina Ofélia de Carvalho
Orientador: Guerra, Joana Carla Marques Vale Mendes
Palavras-chave: Modelo Bioecológico de Desenvolvimento Humano; Governança; Programa CLDS; Rugby; Inclusão Social; Bioecological Model of Human Development; Governance; CLDS Programme; Rugby; Social Inclusion
Data: 10-Nov-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Desafios da Intervenção Social em Territórios Vulneráveis: A importância da prática de Rugby para a Inclusão Social e para a Construção dos Percursos de Vida das Crianças
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Os novos desafios sociais requereram a implementação de políticas públicas, urgentes e necessárias, respostas céleres, e novas soluções e estratégias de atuação, conducentes à mitigação dos problemas sociais dos territórios e das comunidades, exigindo-se, pois, um Estado de Providência capaz e políticas sociais promotoras de efetiva proteção social e laboral. Sem respostas sociais, suficientes e de qualidade, o Estado redefiniu as suas responsabilidades sociais para o desenvolvimento local assentes em novas formas de governação, delegando nas organizações da Economia Social, a execução de políticas públicas transnacionais – e.g., projeto-piloto Programa Contrato Local de Desenvolvimento Local (vulgo CLDS), com o propósito de combater os fenómenos de Pobreza e Exclusão Social.O estudo em apreço, alicerçado no Paradigma Qualitativo, sob a forma de Estudo de Caso, é suportado pela Teoria do Modelo Bioecológico de Desenvolvimento Humano proposta por Urie Brofenbrenner, como base teórico metodológico. Parte-se da conceção de desporto enquanto ferramenta de intervenção social promotora de inclusão, constituindo-se o caso concreto do Projeto «Rugby no Bairro» como objeto de estudo. Pretende-se mostrar o potencial do projeto como ferramenta social promotora da construção de percursos de vida inclusivos e resposta diferenciadora capaz de combater fenómenos de pobreza relativa. Implementado pelo Programa CLDS Coimbra (Geração Mais e Terceira) entre os anos de 2015 e 2019, num território vulnerável do concelho de Coimbra, Planalto do Ingote, destina-se a crianças “em risco” por força da residência neste território, numa ação pautada pelo trabalho em rede.
The new social challenges required the implementation of urgent and necessary public policies, rapid responses, and new solutions and strategies for action, leading to the mitigation of social problems of territories and communities, thus requiring a capable welfare state and social policies promoting effective social and labour protection. Without sufficient, high-quality social responses, the State has redefined its social responsibilities for local development based on new forms of governance, delegating to Social Economy, the implementation of transnational public policies - e.g. the pilot project Local Development Contract Programme (known as CLDS), with the aim of combating the phenomena of Poverty and Social Exclusion.This study, based on the Qualitative Paradigm, in the form of a Case Study, is supported by the Bioecological Model of Human Development Theory proposed by Urie Brofenbrenner, as a theoretical and methodological basis. It is based on the conception of sport as a tool of social intervention that promotes inclusion, being the concrete case of the Project «Rugby no Bairro» as the object of study. The aim is to show the potential of the project as a social tool that promotes the construction of inclusive life paths and a differentiated response capable of combating phenomena of relative poverty. Implemented by the CLDS Coimbra Programme (Generation Plus and Third) between the years 2015 and 2019, in a vulnerable territory of the municipality of Coimbra, Planalto do Ingote, aimed at children "at risk" due to their residence in this territory, in an action guided by networking.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94700
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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