Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93687
Título: O uso das TIC e de amostras dos recursos do subsolo
Outros títulos: The use of ICT and samples of subsoil resources
Autor: Simões, João Paulo Albuquerque
Orientador: Almeida, António Campar de
Palavras-chave: Recursos do subsolo; Ensino da Geografia; Google Earth; TIC; Ensino à distância; Subsoil Resources; Teaching Geography; Google Earth; ICT; Distance Learning
Data: 10-Dez-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: O uso das TIC e de amostras dos recursos do subsolo
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O relatório tem como objetivo elaborar um apanhado geral sobre todas as atividades letivas e extracurriculares realizadas durante o estágio pedagógico, que decorreu ao longo do ano letivo de 2019/2020, na Escola Básica Nº2 e a Escola Secundária da Mealhada. Para além disso, destaca-se uma estratégia de ensino, no âmbito da unidade temática “Os recursos do subsolo”, pertencente ao Tema II - “Os recursos naturais de que a população dispõe: usos, limites e potencialidades” do 10º ano, com o objetivo de motivar a aprendizagem dos conteúdos de uma forma dinâmica e intuitiva.A estrutura deste relatório está dividida em seis capítulos. No primeiro, é feito uma introdução, enquadrando o tema e as tarefas realizadas ao longo do ano letivo. O segundo capítulo está destinado à caracterização geral da escola, da turma e o enquadramento geográfico. De seguida, destaca-se a dimensão científica, abordando os recursos do subsolo, introduzindo a distinção entre recurso renovável e não renovável, os diferentes recursos minerais classificados por diferentes critérios, o estado geral da indústria extrativa em Portugal e as diferentes unidades geomorfológicas. No quarto capítulo, abordar-se-á a estratégia didática baseada num trabalho de grupo com a utilização das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) conjugando com outras estratégias, como o uso de amostras, a fotografia, o Google Earth (Websig), o incrementar da capacidade crítica dos alunos através da abordagem de uma ou mais notícias relativas ao seu recurso e a análise crítica geral ao trabalho de investigação. São também abordados, resumidamente, os Domínios de Autonomia Curricular (DAC) e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, no penúltimo capítulo.Por fim, sendo algo inédito, um capítulo destinado à caracterização geral do ensino à distância face à pandemia de Covid-19, abordando as dificuldades, potencialidades e uma reflexão acerca desta nova metodologia de ensino, permitindo o distanciamento social para que fosse salvaguardada a saúde pública em Portugal.
The report aims to provide an analysis of the academic and extracurricular activities carried out during the pedagogical internship, which took place throughout the academic year 2019/2020, at Escola Básica Nº2 and Escola Secundária da Mealhada. In addition, there is a teaching strategy, within the scope of the thematic unit "The subsoil resources", belonging to 2nd Theme - "The natural resources available to the population: uses, limits and potentialities" of the 10th grade, with the goal of motivating the learning of these contents in a dynamic and intuitive way.The structure of this report is divided in six chapters. I the first chapter, takes place with an introduction, framing the theme and the tasks performed throughout the school year. The second chapter approaches the general characterization of the school, the class and the geographic setting. Then, stands out the scientific dimension, addressing the resources of the subsoil, introducing the distinction between renewable and non-renewable resources, the different mineral resources classified by different criteria, the general state of the extractive industry in Portugal and the different geomorphological units. The fourth chapter explains the teaching strategy based on group work with the use of ICT (Information and Communication Technologies) in conjunction with other strategies, such as the use of samples, photography, Google Earth (Websig), the increase of student´s judgment through the approach of one or more news related to their resource and the general review of the research work. The Domains of Curricular Autonomy (Domínios de Autonomia Curricular - DAC) and the Profile of Students Leaving Mandatory Schooling (Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória) are also briefly covered.Lastly, being something unprecedented, a chapter that addresses the general characterization of distance learning due to Covid-19 pandemic, addressing the difficulties, potentialities and a reflection on this new teaching methodology, allowing social distance to protect public health in Portugal.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93687
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
JoaoSimoes_versaofinal.pdf7.27 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons