Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93585
Title: Avaliação do Desempenho de Misturas Betuminosas com a Incorporação de Fragmentos de Resíduos de Plástico de Baixa Densidade
Other Titles: Evaluation of the Performance of Bituminous Mixtures with the Incorporation of Fragments of Low Density Plastic Waste
Authors: Bandeira, Ana Rita Gama
Orientador: Almeida, Arminda Maria Marques
Keywords: Mistura Betuminosa a Quente; Resíduos de Plástico; Polietileno de Baixa Densidade; Via Seca; Desempenho; Hot Mix Asphalt; Plastic Waste; Low Density Polyethylene; Dry Process; Performance
Issue Date: 22-May-2019
metadata.degois.publication.title: Avaliação do Desempenho de Misturas Betuminosas com a Incorporação de Fragmentos de Resíduos de Plástico de Baixa Densidade
metadata.degois.publication.location: DEC - FCTUC
Abstract: Com a crescente necessidade do uso de materiais mais sustentáveis na construção civil, tendo em vista a melhoria do meio ambiente e satisfazendo as necessidades das gerações vindouras, desenvolveu-se o estudo da utilização de resíduos de plásticos na conceção de misturas betuminosas a aplicar em pavimentos rodoviários. O uso destes materiais apresenta inúmeras vantagens, não só a nível ambiental, como económico quando comparadas com as misturas tradicionais. Assim sendo, a presente dissertação estuda o desempenho de misturas betuminosas a quente com a inclusão de fragmentos de Polietileno de Baixa Densidade (PEAD) pela via seca. Esta consiste na adição de resíduos diretamente nas misturas. É avaliado o comportamento de várias misturas, com e sem a inclusão de plástico, sendo que algumas são submetidas ao processo de envelhecimento, pretendendo a análise da evolução das características do pavimento no decorrer da sua vida útil. Os parâmetros estudados são referentes à avaliação da deformação permanente, ao módulo de rigidez e à resistência à fadiga. De uma forma geral, a incorporação de plástico exibiu resultados promissores no que diz respeito à avaliação da deformação permanente e dos módulos de rigidez. Na avaliação da resistência à fadiga, apesar de apresentar pior desempenho relativamente às misturas de referência, este não constitui uma problemática. No desenvolver do estudo, foi ainda notória a influência do processo de envelhecimento nos resultados obtidos.
With the increasing need for the use of more sustainable materials in the construction industry, in order to improve the environment and satisfy the needs of future generations, the study was carried out on the use of plastic waste in the design of bituminous mixtures to be applied to pavements road transport. The use of these materials has many advantages, not only at the environmental level, but also economical when compared to traditional mixtures. Thus, the present dissertation studies the performance of hot mix asphalt with the inclusion of low density polyethylene (LDPE) fragments by the dry process. This consists of the addition of residues directly into the mixtures. It is evaluated the behavior of several mixtures, with and without the inclusion of plastic, some of which are submitted to the aging process, aiming the analysis of the evolution of the characteristics of the pavement over its useful life. The studied parameters are related to the evaluation of the permanent deformation, the modules of stiffness and the resistance to fatigue. In general, the incorporation of plastic showed promising results regarding the evaluation of the permanent deformation and the stiffness modules. In the evaluation of the fatigue resistance, although it presents worse performance with reference mixtures, this is not a problem. In the development of the study, the influence of the aging process on the results obtained was notorious.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/93585
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Show full item record

Page view(s)

199
checked on Oct 30, 2024

Download(s)

402
checked on Oct 30, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons