Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/86695
Título: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, junto da turma 12.º 2, no ano letivo de 2017/2018 - Gestão do Tempo na Intervenção Pedagógica
Outros títulos: Report of Teacher Training developed in Secondary School, José Falcão, in Coimbra, along the class 12.º 2, in the academic year 2017/2018 Time Management in the pedagogical intervention
Autor: Pereira, Carmen Irina Nunes 
Orientador: Martins, Raúl Agostinho Simões
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Reflexão; Gestão de Tempo de Aula; Prática; Teacher Training; Physical Education; Reflection; Management of classroom time; Practice.
Data: 26-Jun-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, junto da turma 12.º 2, no ano letivo de 2017/2018 - Gestão do Tempo na Intervenção Pedagógica
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: O presente documento, visa uma reflexão crítica de todas as intervenções do aluno estagiário em contexto de estágio pedagógico, junto da turma 12.º 2 da Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, integrado no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra.O estágio pedagógico, tem como finalidade promover a integração do estagiário no meio escolar e no exercício da atividade docente de forma gradual e orientada, ao longo do ano letivo, através da prática de ensino supervisionada, em que fomos acompanhados, por um Professor Cooperante da Escola e um Professor Orientador da Faculdade. Através do presente documento, pretendemos retratar a experiência vivida ao longo do ano letivo, em que pretendesse retratar os conhecimentos, as habilidades, as dificuldades e as experiências, no planeamento, na intervenção pedagógica, na avaliação e nas atividades complementares à intervenção pedagógica. O relatório contará também com uma contextualização inicial das expetativas do estagiário, assim como, do contexto em que o estágio pedagógico esteve inserido.Em complemento ao estágio pedagógico, desenvolvemos a análise de um tema problema, também ele integrado na intervenção pedagógica, que passa pela análise da gestão do tempo de aula, nas dimensões de instrução, organização e prática, numa Unidade Didática multimatérias de Basquetebol e Voleibol, na Unidade Didática de Badminton e Ginástica de Solo. Temos como objetivo, realizar a gestão do tempo de aula nas diferentes dimensões, com a aplicação de estratégias que visem potenciar o tempo de prática efetivo e consequentemente reduzir o tempo de instrução e organização.
This document aims at a critical reflection of all the interventions of the student intern in the context of pedagogical stage, with the class 12.º 2 of Secondary School José Falcão, in Coimbra, integrated in the Masters Degree in the teaching of physical education in primary and secondary teaching, the Faculty of Sport Sciences and Physical Education from the University of Coimbra.The training stage, aims to promote the integration of the trainee in middle school and in the exercise of the teaching activity in a gradual and guided along the year, through the practice of supervised teaching, in which we were accompanied by a Cooperating Teacher of the school and a Professor of the Faculty advisor. Through this document, we intend to portray the lived experience throughout the school year, in which he wanted to portray the knowledge, skills, difficulties and experiences, in planning, in the pedagogical intervention, evaluation and complementary activities to the pedagogical intervention. The report will also with a contextualization of the trainee's initial expectations, as well as the context in which the pedagogical stage has been inserted.In addition to the pedagogical stage, we developed the analysis of a theme issue, he also integrated into the pedagogical intervention, which passes through the analysis of the management of classroom time, the dimensions of education, organization and practice, a didactic unit multimatérias Basketball and volleyball courts, in Didactic Unit of Badminton and gymnastics of soil. We aim, perform the management of classroom time in different dimensions, with the implementation of strategies aimed at maximising the effective practice time and consequently reduce the time of instruction and organization.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/86695
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg2018_Carmen_Pereira.pdf2.9 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons