Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86695
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, junto da turma 12.º 2, no ano letivo de 2017/2018 - Gestão do Tempo na Intervenção Pedagógica
Other Titles: Report of Teacher Training developed in Secondary School, José Falcão, in Coimbra, along the class 12.º 2, in the academic year 2017/2018 Time Management in the pedagogical intervention
Authors: Pereira, Carmen Irina Nunes 
Orientador: Martins, Raúl Agostinho Simões
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Reflexão; Gestão de Tempo de Aula; Prática; Teacher Training; Physical Education; Reflection; Management of classroom time; Practice.
Issue Date: 26-Jun-2018
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, junto da turma 12.º 2, no ano letivo de 2017/2018 - Gestão do Tempo na Intervenção Pedagógica
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O presente documento, visa uma reflexão crítica de todas as intervenções do aluno estagiário em contexto de estágio pedagógico, junto da turma 12.º 2 da Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, integrado no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra.O estágio pedagógico, tem como finalidade promover a integração do estagiário no meio escolar e no exercício da atividade docente de forma gradual e orientada, ao longo do ano letivo, através da prática de ensino supervisionada, em que fomos acompanhados, por um Professor Cooperante da Escola e um Professor Orientador da Faculdade. Através do presente documento, pretendemos retratar a experiência vivida ao longo do ano letivo, em que pretendesse retratar os conhecimentos, as habilidades, as dificuldades e as experiências, no planeamento, na intervenção pedagógica, na avaliação e nas atividades complementares à intervenção pedagógica. O relatório contará também com uma contextualização inicial das expetativas do estagiário, assim como, do contexto em que o estágio pedagógico esteve inserido.Em complemento ao estágio pedagógico, desenvolvemos a análise de um tema problema, também ele integrado na intervenção pedagógica, que passa pela análise da gestão do tempo de aula, nas dimensões de instrução, organização e prática, numa Unidade Didática multimatérias de Basquetebol e Voleibol, na Unidade Didática de Badminton e Ginástica de Solo. Temos como objetivo, realizar a gestão do tempo de aula nas diferentes dimensões, com a aplicação de estratégias que visem potenciar o tempo de prática efetivo e consequentemente reduzir o tempo de instrução e organização.
This document aims at a critical reflection of all the interventions of the student intern in the context of pedagogical stage, with the class 12.º 2 of Secondary School José Falcão, in Coimbra, integrated in the Masters Degree in the teaching of physical education in primary and secondary teaching, the Faculty of Sport Sciences and Physical Education from the University of Coimbra.The training stage, aims to promote the integration of the trainee in middle school and in the exercise of the teaching activity in a gradual and guided along the year, through the practice of supervised teaching, in which we were accompanied by a Cooperating Teacher of the school and a Professor of the Faculty advisor. Through this document, we intend to portray the lived experience throughout the school year, in which he wanted to portray the knowledge, skills, difficulties and experiences, in planning, in the pedagogical intervention, evaluation and complementary activities to the pedagogical intervention. The report will also with a contextualization of the trainee's initial expectations, as well as the context in which the pedagogical stage has been inserted.In addition to the pedagogical stage, we developed the analysis of a theme issue, he also integrated into the pedagogical intervention, which passes through the analysis of the management of classroom time, the dimensions of education, organization and practice, a didactic unit multimatérias Basketball and volleyball courts, in Didactic Unit of Badminton and gymnastics of soil. We aim, perform the management of classroom time in different dimensions, with the implementation of strategies aimed at maximising the effective practice time and consequently reduce the time of instruction and organization.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/86695
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2018_Carmen_Pereira.pdf2.9 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

406
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

370
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons